Alexandria, Egito/Xangai – A Comemoração Global do Dia Mundial das Cidades 2024 foi realizada na quinta-feira em Alexandria, no Egito, com cinco cidades vencedoras do Prêmio Global para Desenvolvimento Sustentável em Cidades (Prêmio Xangai).
As cinco cidades foram Agadir, no Marrocos, Thiruvananthapuram, na Índia, Doha, no Catar, Iztapalapa, no México, e Melbourne, na Austrália.
O Dia Mundial das Cidades surgiu da Exposição Mundial de Xangai de 2010, que defendeu a ideia de “Cidade Melhor, Vida Melhor”. Comemorado anualmente em 31 de outubro, o dia promove o diálogo urbano internacional.
Este ano, o evento do Dia Mundial das Cidades foi realizado sob o tema “Jovens Liderando o Clima e a Ação Local para as Cidades”.
O ministro chinês de Habitação e Desenvolvimento Urbano-Rural, Ni Hong, disse que o Dia Mundial das Cidades sempre se concentra em promover o desenvolvimento sustentável de cidades globais e está comprometido em criar um padrão de desenvolvimento que seja inclusivo, equilibrado, coordenado e abrangente, trazendo cooperação mútua e prosperidade comum.
Virou uma plataforma importante para as cidades dividirem experiências, buscar desenvolvimento comum e criar um futuro conjunto, disse ele, acrescentando que o Dia Mundial das Cidades promoveu muito os esforços conjuntos dos países para construir cidades melhores na frutífera primeira década desde seu início.
“Acreditamos que na segunda década, o Dia Mundial das Cidades desempenhará um papel maior na promoção da prosperidade sustentável e do desenvolvimento das cidades pelo mundo”, disse o ministro chinês.
Anacláudia Rossbach, diretora-executiva do Programa de Assentamentos Humanos da ONU, descreveu o dia como uma plataforma importante para cidades engajadas e que trabalham na direção à “transformação sustentável e igualitária”.
Ao discursar na cerimônia de abertura, o primeiro-ministro Ministro Mostafa Madbouly disse: “Este evento traz a oportunidade de procurarmos soluções para os desafios ambientais enfrentados pelas cidades, especialmente aquelas sob pressão crescente das mudanças climáticas, como as cidades”.
O Prêmio Shanghai é dedicado a considerar o progresso e as conquistas específicas de cidades e municípios ao redor do mundo na implementação da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, além da Nova Agenda Urbana.