Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Nova plataforma offshore explora potencial das reservas de petróleo pesado na China

(240606) -- DONGYING, June 6, 2024 (Xinhua) -- An aerial drone photo taken on June 4, 2024 shows a view of an offshore platform of the Shengli Oilfield in Dongying City, east China's Shandong Province. At Shengli Oilfield in Shandong's Dongying City, efforts have been made in recent years to increase the local oil output and realize solid waste classification and recycling. (Xinhua/Fan Changguo)

Beijing – A primeira plataforma móvel de injeção térmica do mundo foi entregue recentemente na Província de Shandong, no leste da China, oferecendo novas oportunidades para explorar o vasto potencial de recuperação de petróleo pesado da China, de acordo com a maior empresa de mineração de petróleo marítimo do país.

   A China National Offshore Oil Corporation (CNOOC) anunciou na quinta-feira que a “Recai No.1” ou “Thermal Recovery No.1”, uma plataforma móvel de injeção térmica desenvolvida e construída pela China, foi entregue nas águas próximas a Weihai , Shandong.

   A plataforma de dois tem 82 metros de comprimento e 42 metros de largura, com uma área total de mais de 3.000 metros quadrados, um peso de mais de 10.000 toneladas e uma altura equivalente a um prédio de mais de 20 andares.

   Equipada com quatro pernas com mais de 70 metros de altura, a plataforma pode operar em águas com profundidade de 35 metros e resistir a tufões de até categoria 16.

   De acordo com a CNOOC, a plataforma apresenta várias tecnologias pioneiras, incluindo o sistema móvel de injeção térmica e a tecnologia de compensação para tubulações de vapor de alta temperatura e alta pressão.

   Uma plataforma é equipada com três sistemas de caldeiras a vapor que podem injetar simultaneamente vapor de alta pressão a temperaturas superiores a 350 graus Celsius em seis poços de petróleo, específicos a específicos do petróleo pesado e evoluindo-o em petróleo bruto mais fluido e de fácil removível.

   A plataforma pode ser rebocada para diferentes plataformas de recuperação de petróleo por rebocadores para realizar a injeção térmica rápida, reduzindo os custos de desenvolvimento de petróleo pesado e realizando a recuperação térmica em larga escala de petróleo pesado.

   O petróleo refere-se ao petróleo bruto que é relativamente viscoso e tem pouca fluidez, o que dificulta a remoção. Diferentemente do método de recuperação a frio usado para o petróleo bruto convencional, o petróleo pesado é normalmente desenvolvido por recuperação térmica.

   O petróleo representa mais de dois terços das reservas competitivas comprovadas de petróleo bruto. Como um dos quatro maiores produtores de petróleo pesado do mundo, a China tem um volume estimado de recursos de petróleo pesado de cerca de 19,87 bilhões de toneladas. Na área do Mar de Bohai, onde a Província de Shandong tem um litoral, as reservas de petróleo pesado representam quase metade do total das reservas comprovadas de petróleo bruto na área.

Sair da versão mobile