Beijing – O setor manufatureiro da China voltou à expansão em outubro, após cinco meses consecutivos de contração, uma vez que o apoio da política do governo impulsionou a atividade empresarial e reforçou a confiança do mercado.
O índice de gerentes de compras (PMI) para o setor manufatureiro da China ficou em 50,1 em outubro, acima dos 49,8 em setembro e superando a linha de expansão ou queda de 50 pela primeira vez desde maio, de acordo com um comunicado do Departamento Nacional de Estatísticas (DNE) na quinta-feira.
Os dados mostraram que a atividade industrial neste mês registrou um crescimento mais rápido, com os principais setores, como materiais-primas básicas, fabricação de equipamentos, fabricação de alta tecnologia e bens de consumo, mantendo seu desempenho estável e positivo.
Nomeadamente, os setores de equipamentos gerais, automotivos e de maquinário elétrico relatam uma rápida expansão, com seus subíndices de produção e de novos pedidos acima de 54.
O índice de expectativa de negócios também subiu para uma alta de quatro meses de 54 em outubro, refletindo uma confiança crescente entre os fabricantes.
Wen Tao, analista do Centro de Informações de Logística da China, disse que, como o PMI do setor manufatureiro em outubro muitas vezes caiu abaixo de setembro nos últimos anos, o número crescente de outubro destacou a eficácia das recentes políticas governamentais.
A China promoveu uma série de políticas para fortalecer a economia este ano.
Em particular, desde o final de setembro, o governo central revelou que os especialistas decidiram um pacote de medidas macroeconômicas marcantes, que se concentraram em melhorar os ajustes anticíclicos, ampliar a demanda doméstica eficaz, apoiar as operações comerciais, promover a recuperação do mercado imobiliário e revigorar os mercados de capitais.
O olhar econômico continuará a melhorar em outubro, à medida que o novo pacote de políticas foi implementado e as políticas existentes entraram em vigor gradualmente, disse o estatístico do DNE, Zhao Qinghe.
Os dados de quinta-feira também mostraram que o PMI não fabricante chegou a 50,2 em outubro, ante 50 em setembro, e o PMI geral subiu de 50,4 para 50,8.
Impulsionadas pelo aumento do turismo durante o feriado do Dia Nacional, as atividades de serviços relacionadas ao transporte e à gestão de instalações públicas foram robustas. A garantia da construção de infraestrutura em todo o país também fortaleceu a confiança das empresas de construção, de acordo com a DNE.
Olhando para o futuro, os especialistas acreditam que a tendência positiva no setor industrial será mantida no quarto trimestre devido às políticas eficazes, atividades vibrantes de consumo no final do ano e aquecimento das vendas de Natal.
Com as melhores expectativas de negócios e vitalidade do mercado, a base econômica será ainda mais fortalecida e as metas de crescimento econômico para o ano inteiro serão alcançadas, disse Wen.