Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Xi pede que China e Laos forjem modelo para cooperação do Cinturão e Rota

Kazan, Rússia – O presidente chinês, Xi Jinping, pediu nesta terça-feira que a China e o Laos forjem um modelo para a cooperação do Cinturão e Rota.

Os dois lados devem continuar a fortalecer o desenvolvimento da Ferrovia China-Laos e promover a construção do Corredor Econômico China-Laos, disse Xi ao se reunir com Thongloun Sisoulith, secretário-geral do Comitê Central do Partido Revolucionário Popular do Laos e presidente laociano.

O presidente chinês chegou a Kazan nesta terça para a 16ª Cúpula do BRICS.

Observando que, em outubro do ano passado, os dois lados chegaram a um importante consenso sobre o aprofundamento de sua cooperação estratégica abrangente, Xi disse que, no ano passado, vários departamentos e regiões dos dois partidos e países implementaram esse consenso, promovendo uma cooperação frutífera em áreas como conectividade, comércio e investimento, bem como intercâmbios culturais e entre as pessoas.

Como camaradas e irmãos socialistas, as relações com o Laos são de especial importância na diplomacia de ambiente da China, e os dois países sempre serviram na vanguarda da construção de uma comunidade com um futuro partilhado, disse Xi, acrescentando que, independentemente de como a situação internacional muda, a China sempre será um amigo e parceiro confiável do Laos.

A China está avançando na modernização chinesa por meio do desenvolvimento de alta qualidade, enquanto o Laos também está entrando em um novo estágio de desenvolvimento e revitalização nacional, disse Xi, observando que a China está pronta para trabalhar com o Laos para fortalecer a confiança mútua estratégica, aprofundar a cooperação prática e promover a construção da comunidade China-Laos com um futuro compartilhado para novos patamares.

Xi disse que a China está interessada em fortalecer os intercâmbios e o aprendizado mútuo com o Laos e continuar a apoiar firmemente um ao outro em questões que envolvem os interesses centrais e as principais preocupações de cada um.

A China está disposta a importar mais produtos agrícolas de alta qualidade do Laos e fortalecer os intercâmbios e a cooperação em áreas como educação, cultura e juventude, disse Xi.

Parabenizando o Laos para sediar com sucesso as reuniões de líderes do Leste Asiático sobre cooperação, Xi disse que sauda a participação ativa do Laos na cooperação do BRICS.

Os dois lados devem fortalecer a cooperação multilateral para salvaguardar conjuntamente a equidade e a justiça internacional e os interesses dos países em desenvolvimento, disse ele.

Thongloun Sisoulith disse que foi à China no ano passado para participar do terceiro Fórum do Cinturão e Rota para a Cooperação Internacional e assinado com Xi uma nova versão do plano de ação para a construção de uma comunidade China-Laos com um futuro compartilhado, que foi implementação de forma eficaz até o momento.

As relações entre o Laos e a China estão em seu melhor momento histórico, com a cooperação bilateral se expandindo em profundidade e amplitude, disse ele.

Observando que, ao longo dos anos, a China trouxe um apoio valioso ao Laos, promovendo enormemente o desenvolvimento econômico e social do país, Thongloun Sisoulith assinalou que espera trabalhar com a China para promover continuamente a Ferrovia Laos-China e o Corredor Econômico Laos-China e construir uma comunidade Laos-China com um futuro compartilhado.

Ele reiterou que o partido e o governo do Laos apoiarão inabalavelmente à política de Uma Só China, apoiarão firmemente o governo chinês na defesa de seus principais interesses nacionais e apoiarão a posição legítima da China em assuntos relacionados a Taiwan, Hong Kong e Xinjiang.

Agradecendo à China por seu forte apoio ao Laos como convidado das reuniões dos líderes do Leste Asiático sobre cooperação, Thongloun Sisoulith afirmou que o Laos está disposto a continuar a cooperação estreita com a China na ASEAN e em outras plataformas multilaterais.

(Xinhua/Yue Yuewei)

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo