Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

BYD anuncia expansão de sua fábrica em Manaus para produzir baterias da geração Blade

(240313) -- MANAOS, 13 marzo, 2024 (Xinhua) -- Vista área tomada con un dron el 12 de marzo de 2024 de la fábrica de baterías de BYD, en Manaos, capital del estado de Amazonas, Brasil. BYD Brasil se fundó en 2014. Además de comercializar carretillas elevadoras, camiones, furgonetas y vehículos de pasajeros eléctricos cero emisiones en el mercado brasileño, la empresa ha instalado la fábrica de chasis de autobuses eléctricos y la fábrica de paneles solares ubicadas en Campinas, así como la fábrica de baterías ubicada en Manaos para satisfacer las demandas del mercado local. La fábrica de baterías de Manaos se centra en el ensamblaje de paquetes de baterías de fosfato de hierro y litio (LiFePO4), proporcionando nueva energía confiable para autobuses eléctricos a nivel nacional en Brasil. (Xinhua/Wang Tiancong) (ah) (ra) (ce)

Rio de Janeiro – A fabricante chinesa de veículos elétricos BYD anunciou nesta terça-feira a expansão de sua fábrica no Centro Industrial de Manaus (capital regional do Amazonas, norte do Brasil) para poder produzir baterias da geração Blade , projetados para fabricação de ônibus elétricos.

A empresa chinesa também anunciou uma nova linha de produção de barramentos que atenderá tanto as fábricas localizadas na Zona Franca de Manaus (ZFM) quanto a de São Paulo e uma nova fábrica na Bahia, que produz veículos elétricos leves.

Fabricante de veículos elétricos no Brasil e especializada em tecnologia de energia solar, a BYD instalou-se na Zona Franca de Manaus em 2019 e iniciou a produção em 2020. Atualmente fabrica módulos elétricos para ônibus elétricos.

Segundo Liza Ribeiro, gerente financeira da fábrica da BYD, a expansão também representa aumento de empregos. “Teremos cerca de 75 a 90 novos empregos. Nossa fábrica é totalmente automatizada, mas criaremos novos empregos”, disse ela.

Em março deste ano, os representantes da empresa já atualizaram o estado na Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e agradeceram à Autarquia pelo apoio no processo de tramitação e estabelecimento do Processo Produtivo Básico (PPB) para o Módulo de Bateria para Ônibus Elétrico, homologada pelo Governo Brasileiro.

“O PPB que tínhamos muito nos limites, porque precisávamos de mais segurança. Solicitamos e hoje nosso novo PPB tem como concepção a fabricação de módulos elétricos asfálticos ferrosos para ônibus totalmente destinados à produção de ônibus”, disse Liza Ribeiro.

Por sua vez, o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, destacou os novos investimentos e destacou mais uma vez o compromisso da empresa com a sustentabilidade ambiental.

“A BYD traz para Manaus o que há de mais moderno no segmento de eletrificação no Brasil, o que beneficiará diretamente à população, principalmente porque também contribui para a descarbonização da mobilidade no país”, ressaltou. 

Sair da versão mobile