Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

BYD anuncia expansão de sua fábrica em Manaus para produzir baterias da geração Blade

Rio de Janeiro – A fabricante chinesa de veículos elétricos BYD anunciou nesta terça-feira a expansão de sua fábrica no Centro Industrial de Manaus (capital regional do Amazonas, norte do Brasil) para poder produzir baterias da geração Blade , projetados para fabricação de ônibus elétricos.

A empresa chinesa também anunciou uma nova linha de produção de barramentos que atenderá tanto as fábricas localizadas na Zona Franca de Manaus (ZFM) quanto a de São Paulo e uma nova fábrica na Bahia, que produz veículos elétricos leves.

Fabricante de veículos elétricos no Brasil e especializada em tecnologia de energia solar, a BYD instalou-se na Zona Franca de Manaus em 2019 e iniciou a produção em 2020. Atualmente fabrica módulos elétricos para ônibus elétricos.

Segundo Liza Ribeiro, gerente financeira da fábrica da BYD, a expansão também representa aumento de empregos. “Teremos cerca de 75 a 90 novos empregos. Nossa fábrica é totalmente automatizada, mas criaremos novos empregos”, disse ela.

Em março deste ano, os representantes da empresa já atualizaram o estado na Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e agradeceram à Autarquia pelo apoio no processo de tramitação e estabelecimento do Processo Produtivo Básico (PPB) para o Módulo de Bateria para Ônibus Elétrico, homologada pelo Governo Brasileiro.

“O PPB que tínhamos muito nos limites, porque precisávamos de mais segurança. Solicitamos e hoje nosso novo PPB tem como concepção a fabricação de módulos elétricos asfálticos ferrosos para ônibus totalmente destinados à produção de ônibus”, disse Liza Ribeiro.

Por sua vez, o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, destacou os novos investimentos e destacou mais uma vez o compromisso da empresa com a sustentabilidade ambiental.

“A BYD traz para Manaus o que há de mais moderno no segmento de eletrificação no Brasil, o que beneficiará diretamente à população, principalmente porque também contribui para a descarbonização da mobilidade no país”, ressaltou. 

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo