Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Segue o 2º maior do mundo aglomerado científico e tecnológico Shenzhen-Hong Kong-Guangzhou

(230502) -- HONG KONG, May 2, 2023 (Xinhua) -- A container barge sails in the Victoria Harbor in Hong Kong, south China, April 30, 2023. Hong Kong's economy grew by 2.7 percent year on year in the first quarter of 2023, reversing a four-quarter-long contraction last year, according to official data announced Tuesday. (Xinhua/Chen Duo)

Hong Kong – A Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) publicou na terça-feira os 100 principais aglomerados de ciência e tecnologia no Índice Global de Inovação 2024, entre os quais o Shenzhen-Hong Kong-Guangzhou continuou a ocupar o segundo lugar globalmente pelo quinto ano consecutivo.

   Um porta-voz do governo da RAEHK saudou o ranking, dizendo que continua a dar alto reconhecimento à posição de liderança da Grande Área da Baía Guangdong-Hong Kong-Macau no campo global de inovação e tecnologia (I&T).

   Hong Kong continuará a promover ativamente o desenvolvimento de I&T, fortalecendo as capacidades de pesquisa básica, aprimorando o ecossistema local de I&T, acelerando a transformação e comercialização dos resultados de pesquisa e desenvolvimento e promovendo uma nova industrialização para acelerar o cultivo de novas forças produtivas de qualidade de acordo com os pontos fortes locais, disse o porta-voz.

   Hong Kong também se esforçará para alavancar suas próprias vantagens e fortalecer a colaboração de I&T com as cidades irmãs da Grande Área da Baía, construindo assim em conjunto uma cadeia da indústria de I&T mais abrangente e globalmente competitiva e fazendo novas e maiores contribuições para a autossuficiência de alto nível do país em ciência e tecnologia, disse o porta-voz.

   A OMPI examina a densidade de pedidos de patentes e artigos publicados em revistas de pesquisa científica para identificar e classificar as principais áreas geográficas em atividades globais de invenção e inovação em ciência e tecnologia. Para o ranking deste ano, o aglomerado Shenzhen-Hong Kong-Guangzhou apresentou 2.303 pedidos do tratado de cooperação de patentes por 1 milhão de habitantes de 2019 a 2023 e publicou 3.469 artigos científicos por 1 milhão de habitantes de 2018 a 2022, ambos aumentando em relação aos ciclos anteriores.

Trabalhadores no canteiro de obras de um centro de transações em Qianhai, cidade de Shenzhen, Província de Guangdong, sul da China, em 8 de setembro de 2021. (Xinhua/Mao Siqian)
Compradores na 135ª sessão da Feira de Importação e Exportação da China em Guangzhou, Província de Guangdong, sul da China, em 24 de abril de 2024. (Xinhua/Liu Dawei)
Sair da versão mobile