Hong Kong – A Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) publicou na terça-feira os 100 principais aglomerados de ciência e tecnologia no Índice Global de Inovação 2024, entre os quais o Shenzhen-Hong Kong-Guangzhou continuou a ocupar o segundo lugar globalmente pelo quinto ano consecutivo.
Um porta-voz do governo da RAEHK saudou o ranking, dizendo que continua a dar alto reconhecimento à posição de liderança da Grande Área da Baía Guangdong-Hong Kong-Macau no campo global de inovação e tecnologia (I&T).
Hong Kong continuará a promover ativamente o desenvolvimento de I&T, fortalecendo as capacidades de pesquisa básica, aprimorando o ecossistema local de I&T, acelerando a transformação e comercialização dos resultados de pesquisa e desenvolvimento e promovendo uma nova industrialização para acelerar o cultivo de novas forças produtivas de qualidade de acordo com os pontos fortes locais, disse o porta-voz.
Hong Kong também se esforçará para alavancar suas próprias vantagens e fortalecer a colaboração de I&T com as cidades irmãs da Grande Área da Baía, construindo assim em conjunto uma cadeia da indústria de I&T mais abrangente e globalmente competitiva e fazendo novas e maiores contribuições para a autossuficiência de alto nível do país em ciência e tecnologia, disse o porta-voz.
A OMPI examina a densidade de pedidos de patentes e artigos publicados em revistas de pesquisa científica para identificar e classificar as principais áreas geográficas em atividades globais de invenção e inovação em ciência e tecnologia. Para o ranking deste ano, o aglomerado Shenzhen-Hong Kong-Guangzhou apresentou 2.303 pedidos do tratado de cooperação de patentes por 1 milhão de habitantes de 2019 a 2023 e publicou 3.469 artigos científicos por 1 milhão de habitantes de 2018 a 2022, ambos aumentando em relação aos ciclos anteriores.