Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Pesquisadores desenvolvem novo modelo de aprendizado profundo para prever vida útil de baterias

(240418) -- GUANGZHOU, April 18, 2024 (Xinhua) -- Energy storage exhibits are pictured during the 135th session of the China Import and Export Fair in Guangzhou, south China's Guangdong Province, April 15, 2024. Electric vehicles, solar batteries and lithium-ion batteries, categorized as China's tech-intensive and green "new three," reported a combined export value of 1.06 trillion yuan (150 billion dollars) in 2023, jumping 29.9 percent year on year. Lots of exhibitors in the related industries showcase various products in the ongoing 135th session of the China Import and Export Fair, also known as the Canton Fair, in Guangzhou. (Xinhua/Deng Hua)

Shenyang – Pesquisadores chineses desenvolveram um novo tipo de modelo de aprendizado profundo para prever a vida útil das baterias de íon-lítio (LIBs, sigla em inglês), de acordo com um artigo recente publicado na revista IEEE Transactions on Transportation Electrification (Transações IEEE sobre Eletrificação de Transportes).

   O modelo de aprendizado profundo eliminou efetivamente a dependência de uma grande quantidade de dados de teste de carregamento e forneceu uma nova ideia para prever a vida útil da bateria em tempo real.

   O artigo observou que a previsão precisa da vida útil das LIBs é essencial para a operação normal e eficaz dos dispositivos elétricos. No entanto, essa estimativa enfrenta grandes desafios devido ao processo não linear de degradação da capacidade e às condições operacionais incertas das LIBs.

   Os pesquisadores do Instituto de Física Química de Dalian (DICP, sigla em inglês), da Academia Chinesa de Ciências e da Universidade Jiaotong de Xi’an propuseram um modelo de aprendizado profundo com base em uma pequena quantidade de dados do ciclo de carga para prever o ciclo de vida atual da bateria alvo e a vida útil restante.

   O modelo pode prever com precisão o ciclo de vida atual da bateria e a vida útil restante usando apenas 15 dados de ciclo de carga. De acordo com os resultados do experimento, esses dados podem fazer uma previsão precisa.

   Espera-se que o modelo proposto forneça uma solução para a gestão inteligente das baterias, disse Chen Zhongwei, diretor do Laboratório-Chave Estatal de Catálise, DICP.

Sair da versão mobile