Guangzhou – A ligação Shenzhen-Zhongshan, uma mega passagem marítima no sul da China, havia recebido 305 mil veículos até as 15h desta quarta-feira, 72 horas após sua abertura oficial, mostraram dados do Guangdong Transportation Group.
Com 24 quilômetros de extensão, a ligação possui duas pontes, duas ilhas artificiais e um túnel subaquático. A construção reduz drasticamente o tempo de viagem entre a cidade de Zhongshan e o centro tecnológico de Shenzhen, localizados em lados opostos do estuário do rio das Pérolas, na Província de Guangdong. A ligação reduz a duração da viagem entre os dois destinos de duas horas para cerca de 30 minutos.
“A ligação já representou cerca de 25% do tráfego diário que passa pelo rio das Pérolas, o que promove a integração do mercado na Grande Área da Baía Guangdong-Hong Kong-Macau”, disse Lin Feiming, chefe do departamento provincial de transportes de Guangdong.
A Grande Área da Baía, abrangendo Hong Kong, Macau e nove cidades em Guangdong, tem uma população combinada de mais de 80 milhões de pessoas. A região tinha uma produção econômica total de mais de 14 trilhões de yuans (US$ 1,96 trilhão) em 2023.
Antes da inauguração da nova ligação, havia três ligações marítimas, mas o congestionamento tornou-se um grande problema para o transporte de pessoas e mercadorias na área.