Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Comentário: OCS defende conectividade e cooperação para um futuro compartilhado

(240702) -- ASTANA, July 2, 2024 (Xinhua) -- Chinese and Kazakh national flags are seen hoisted in Astana, Kazakhstan, July 2, 2024. (Xinhua/Wang Jianhua)

Astana – Há cerca de um ano, na 23ª edição da reunião do Conselho de Chefes de Estado da Organização de Cooperação de Shanghai (OCS), o presidente chinês, Xi Jinping, levantou uma questão à comunidade global: União ou divisão, paz ou conflito, cooperação ou confronto, essas são as questões levantadas novamente hoje em dia.

Conforme os líderes da OCS se preparam para uma nova reunião, a questão continua sendo relevante, uma vez que o mundo é cada vez mais definido pela tensão geopolítica e pela incerteza econômica.

Nesse contexto, a crescente cooperação e compromisso da OCS em melhorar a conectividade é um forte exemplo de união e progresso alcançados com trabalho conjunto.

Isso mantém a região segura e contribui de forma importante para a paz mundial, a prosperidade e o progresso a longo prazo, alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Desde sua criação em Shanghai, na China, em 2001, a OCS se expandiu de uma organização regional com seis membros para uma organização transregional com nove membros plenos, três países observadores e 14 parceiros de diálogo, cobrindo mais de 60% da área da Eurásia e quase metade da população mundial.

Esse crescimento notável destaca a importância da OCS como plataforma para promover a cooperação multilateral e enfrentar desafios comuns.

Em um mundo onde crescentes confrontos entre blocos e tendências isolacionistas é motivo de debate, a OCS se mantém uma firme defensora da conectividade, da cooperação, da abertura e da inclusão.

A estrutura da OCS facilita várias iniciativas destinadas a aumentar a conectividade e fortalecer a cooperação. Por exemplo, a Estrutura Regional Antiterrorista, com sede em Tashkent, no Uzbequistão, mostra a dedicação da organização à segurança cooperativa.

Através de exercícios militares conjuntos, compartilhamento de informações e esforços coordenados para combater o terrorismo, o separatismo e o extremismo, a OCS reforça a segurança e a estabilidade regionais. Esse quadro cooperativo de segurança reduziu o potencial de conflitos e promoveu um ambiente mais seguro para todos os estados-membros.

Enquanto mecanismo de cooperação transregional, a OCS não foca apenas na segurança, mas também na conectividade econômica. Esse foco duplo contribui para um ambiente estável e próspero em toda a região da Eurásia, incentivando o desenvolvimento sustentável e melhorando a qualidade de vida da população.

Foto aérea tirada no dia 1º de junho de 2023 mostra centro de transporte multimodal na Área de Demonstração de Cooperação Econômica e Comercial Local China-OCS (SCODA) em Qingdao, província de Shandong, leste da China. (Xinhua/Li Ziheng)

Durante anos, iniciativas econômicas como o Conselho Empresarial da OCS e o Consórcio Interbancário da OCS promoveram o comércio e o investimento entre seus países membros, e o compromisso da OCS com a conectividade e integração econômica ainda é demonstrado através do seu apoio à Iniciativa do Cinturão e Rota (ICR).

Com sua localização e diversidade de membros, a OCS é um parceiro fundamental da ICR, e a cooperação da ICR facilitou o desenvolvimento de corredores de transporte, projetos de energia e redes de comunicação que ligam os estados-membros da OCS e outros.

Um excelente exemplo é o acordo sobre a construção da ferrovia China-Quirguizistão-Uzbequistão, alcançado no início de junho. Quando concluída, a ferrovia reduzirá significativamente o tempo necessário para transportar produtos da Ásia Central para os principais mercados globais. Facilitará também a integração da Ásia Central nas cadeias industriais e de abastecimento mundiais, impulsionando o desenvolvimento regional.

Conforme os países da OCS melhoram a cooperação, a organização está preparada para desempenhar um papel ainda maior na definição da dinâmica regional, não apenas através da cooperação econômica e de segurança, mas também através do reforço da compreensão mútua entre os países membros.

Ao promover intercâmbios educativos, turismo e eventos culturais, a OCS ajuda a quebrar barreiras e a construir pontes entre diversas culturas.

Como uma rede de universidades dos estados-membros da OCS que cooperam em investigação e educação, a Universidade da OCS aumenta as oportunidades acadêmicas e profissionais e constrói uma base para a cooperação a longo prazo e a boa vontade entre futuros líderes.

No geral, essa abordagem holística destacou o compromisso da OCS em promover uma região estável, próspera e interligada, e enfatizou a vitalidade duradoura do princípio fundamental da OCS: o Espírito de Shanghai, que caracteriza a confiança e o benefício mútuos, a igualdade, a consulta, o respeito pela diversidade das civilizações e a busca por desenvolvimento comum.

Conforme o mundo enfrenta desafios sem precedentes, o compromisso firme da OCS com a conectividade, a cooperação e o multilateralismo oferece esperança de um futuro mais pacifico e próspero.

Sair da versão mobile