Nanchang – O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, enfatizou a necessidade de se permanecer alerta aos riscos, fortalecer a preparação e trabalhar inabalavelmente no controle de enchentes, alívio de desastres e trabalho de resgate para garantir a segurança das vidas e propriedades do povo, bem como a estabilidade social geral.
Li, também membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, fez essas observações ao inspecionar o trabalho de prevenção e controle de enchentes na cidade de Jiujiang, Província de Jiangxi, de segunda a terça-feira.
Ao visitar uma estação hidrológica na confluência do rio Yangtzé e do lago Poyang, Li destacou o importante papel da previsão e do alerta antecipado na prevenção de desastres, pedindo esforços para fortalecer a consulta conjunta interdepartamental e melhorar a precisão da previsão.
Li também foi informado sobre o trabalho de reforço dos diques do rio Yangtzé e verificou o armazenamento de materiais de controle de enchentes. Ao se comunicar com a equipe local de resposta a emergências, ele enfatizou a necessidade de melhorar a inspeção e a proteção dos diques durante condições meteorológicas adversas e de estocar materiais adequados.
Em um local de desastre geológico na vila de Bailu, na cidade de Lushan, Li pediu que se priorizasse a prevenção de desastres em um período em que deslizamentos de terra e fluxos de detritos ocorrem com frequência, e que se evacuassem os residentes em áreas propensas a desastres imediatamente após a detecção dos perigos.
Li também presidiu uma reunião sobre o controle de enchentes na vila de Bailu. Observando a ocorrência frequente de condições meteorológicas extremas este ano, Li pediu esforços para evitar rigorosamente os desastres secundários causados por chuvas fortes, investigar os elos fracos nos sistemas urbanos de controle de enchentes e drenagem e fortalecer a prevenção de enchentes em terras agrícolas.
Ele também recomendou que fosse aproveitado ao máixmo o papel dos projetos de conservação de água no trabalho de controle de enchentes, preparando medidas de precaução adequadas para situações extremas e realizando trabalhos de resgate imediatamente em caso de desastres.