Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Satélite chinês Fengyun-3F inicia serviços operacionais

(230803) -- JIUQUAN, Aug. 3, 2023 (Xinhua) -- A Long March-4C rocket carrying the Fengyun-3 06 satellite blasts off from the Jiuquan Satellite Launch Center in northwest China, Aug. 3, 2023. The launch marked the 481st flight mission of the Long March series carrier rockets. (Photo by Wang Jiangbo/Xinhua)

Beijing – O satélite Fengyun-3F (FY-3F) iniciou oficialmente os serviços operacionais nesta segunda-feira, após revisões de testes em órbita do sistema de solo e aplicação e testes operacionais, de acordo com seu operador do sistema de aplicação terrestre, a Administração Meteorológica da China (AMC).

   O satélite FY-3F assumirá as funções em órbita do satélite FY-3C e fornecerá serviços em áreas como previsão do tempo, previsão climática, monitoramento de desastres e monitoramento ambiental.

   Equipado com 10 instrumentos operacionais, o satélite é capaz de realizar observações de espectro total, alto espectro e quantitativas. Essas capacidades aumentam significativamente a precisão da observação das condições ambientais globais atmosféricas e de superfície, incluindo informações sobre o perfil de temperatura e umidade atmosféricas, gases traços e o balanço de radiação da Terra.

   Durante suas fases de teste em órbita e operação de teste, o sistema satélite-terra operou de forma confiável, garantindo um progresso suave nos testes. Ele já mostrou benefícios práticos ao monitorar efetivamente eventos climáticos, como a recente precipitação forte nos trechos médio e inferior do Rio Yangtzé, de acordo com a AMC.

   Ele se integrará à rede operacional junto com outros satélites meteorológicos Fengyun em órbita, aproveitando vantagens observacionais sinérgicas para apoiar operações de monitoramento precisas.

   O satélite foi lançado do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan em 3 de agosto de 2023.

Sair da versão mobile