Beijing – As empresas unicórnio da China estão experimentando o crescimento mais rápido do mundo, com uma concentração significativa em setores como manufatura avançada, tecnologia automotiva, fintech, serviços corporativos e inteligência artificial, de acordo com novos dados.
A China registrou a inclusão de 32 novas empresas no Global Unicorn Top 500 Enterprises 2024, que foram anunciados na sexta-feira passada na cidade de Qingdao, no leste da China, marcando o maior aumento entre todos os países.
A avaliação acumulada das empresas apresentadas na lista anual subiu para quase 30 trilhões de yuans (US$ 4,2 trilhões), marcando um aumento robusto de 7% em relação ao ano anterior, informou a emissora estatal China Central Television.
Unicórnios são startups avaliadas em mais de US$ 1 bilhão.
Empresas dos Estados Unidos e da China juntas representam cerca de três quartos do total, e ByteDance, SpaceX e OpenAI são as três primeiras, mostra o ranking.
Outro relatório divulgado em abril no Fórum Zhongguancun 2024 mostra que a China é o lar de 369 empresas unicórnio, representando mais de um quarto da população global de unicórnios.
Beneficiando-se da imensa escala de mercado da China, da sólida infraestrutura industrial e do sólido apoio político, uma confluência de elementos inovadores está sendo direcionada para as empresas de tecnologia, disse Xie Shujiang, diretor da filial de inovação de empresas unicórnio da Associação de Invenções da China.
“Isso facilitou a rápida comercialização e o crescimento de novas forças produtivas de qualidade, impulsionando a transformação e a atualização econômica”, acrescentou Xie.