Beijing – Nenhum surto de doenças infecciosas ou emergências de saúde pública foi relatado nas regiões atingidas pelas enchentes na China, enquanto os serviços médicos ao público permanecem ininterruptos pelos desastres, disseram autoridades de saúde nesta sexta-feira.
Fortes inundações afetaram muitas partes da China neste verão, incluindo as províncias de Zhejiang, Anhui, Fujian e Guangdong. As chuvas persistentes danificaram estradas e edifícios e causaram vítimas.
Até agora, a preparação e resposta a emergências médicas têm sido realizadas de forma eficaz e ordenada em todas as regiões inundadas, disse a Comissão Nacional de Saúde em conferência de imprensa.
Esforços conjuntos foram feitos para melhorar as capacidades locais de resposta a emergências médicas, fortalecer o monitoramento e o alerta de desastres e intensificar a prevenção e mitigação de desastres nas instituições médicas.
As autoridades de saúde também enfatizaram o papel crucial da higiene do ambiente na prevenção da propagação de doenças.
Os moradores afetados pelas enchentes foram aconselhados a verificar a segurança de suas casas antes de entrar nos prédios, quando possível, e a usar equipamentos de proteção ao limpar e desinfetar as áreas inundadas.