Urumqi – A oitava Expo China-Eurásia terminou neste domingo em Urumqi, capital da Região Autônoma Uigur de Xinjiang, no noroeste da China. De acordo com o organizador, o evento rendeu resultados frutíferos de cooperação, com o valor contratual total ultrapassando 610 bilhões de yuans (US$ 83,9 bilhões).
Mais de 360 projetos de cooperação foram assinados durante a exposição, envolvendo novas energias e novos materiais, tecnologia da informação eletrônica, indústria química do carvão, têxtil e vestuário, logística comercial e outros campos.
A exposição de cinco dias atraiu representantes de 50 países, regiões e organizações internacionais. A feira apresentou mais de 6.000 variedades de produtos. Eventos paralelos, incluindo seis fóruns, foram realizados.
A exposição deste ano, cobrindo uma área de 140.000 metros quadrados, abrange quatro grandes zonas de exposição: cooperação de investimento, exposição internacional, indústrias especiais e fabricação de equipamentos.
Durante as sete exposições anteriores, mais de 12.200 expositores nacionais e estrangeiros de mais de 70 países e regiões expuseram, atraindo 2,16 milhões de visitantes.
Xinjiang se comprometeu com esforços mais amplos para se abrir ao mundo. Ao longo da última década de cooperação do Cinturão e Rota, Xinjiang se envolveu em cooperação econômica e comercial com 192 países e regiões, estabeleceu 51 relações internacionais entre cidades-irmãs e alcançou conectividade aérea com 23 cidades em 19 países. A Expo China-Eurásia, realizada pela primeira vez em Urumqi em 2011, tornou-se uma plataforma fundamental para a cooperação de alta qualidade do Cinturão e Rota.