Beijing – A China intensificará seus esforços para impulsionar o desenvolvimento do setor privado, segundo um relatório do Conselho de Estado nesta terça-feira.
Encarregado pelo Conselho de Estado, Zheng Bei, vice-chefe da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, entregou um relatório sobre a promoção do desenvolvimento do setor privado à 10ª Sessão do Comitê Permanente da 14ª Assembleia Popular Nacional.
Desde o 18º Congresso Nacional do Partido Comunista da China, em 2012, conquistas frutíferas foram alcançadas na promoção do desenvolvimento da economia privada, afirmou Zheng.
Os dados mostram que, de 2012 a 2023, a proporção de empresas privadas no total de empresas do país aumentou de 79,4% para 92,3%, enquanto um total de 124 milhões de empresas de propriedade individual havia sido registrado até o final do ano passado, contra cerca de 40 milhões em 2012.
O relatório disse que a força nacional abrangente da China, as reformas aprofundadas, bem como a revolução de ciência e tecnologia e industrial, forneceram a base, o impulso e as oportunidades para o crescimento do setor privado.
No entanto, o setor privado ainda enfrenta desafios em relação ao acesso ao mercado, oferta de serviços e gestão de negócios, observou o relatório.
O relatório listou seis prioridades para promover ainda mais o desenvolvimento do setor privado.
Para otimizar o ambiente para o desenvolvimento da economia privada, o relatório enfatizou a necessidade de revisar rapidamente as regras detalhadas para a revisão da concorrência leal e acelerar o estabelecimento de um sistema unificado, padronizado, coordenado e cientificamente eficiente de reparação de crédito.
Para aumentar o apoio de crédito para empresas privadas, o relatório disse que o apoio deve ser fornecido para empresas privadas qualificadas em suas ofertas públicas iniciais e refinanciamento, e mais apoio para startups e empreendedorismo em estágio semente.
O relatório também ressaltou a necessidade de agilizar a promulgação da lei de fomento ao desenvolvimento da economia privada.
O relatório pediu esforços para melhorar a coordenação das políticas, facilitar a capacitação das empresas privadas e cultivar um ambiente social favorável propício ao desenvolvimento da economia privada.
Zheng disse que a comissão introduzirá medidas mais práticas e implementará vigorosamente políticas para promover o desenvolvimento de alta qualidade da economia privada.