Tianjin – O campo petrolífero de Bohai, a maior base de produção de petróleo bruto offshore da China, concluiu as operações de perfuração de um novo poço de 6.088 metros de profundidade, informou a filial da China National Offshore Oil Corporation (CNOOC) em Tianjin na terça-feira.
O poço, Bohai 19-6-D1, será usado para a recuperação de petróleo e gás do Campo de Gás Condensado de Bozhong 19-6, o primeiro campo de gás com reservas provadas de mais de 100 bilhões de metros cúbicos de gás natural no Mar de Bohai.
A indústria de perfuração de petróleo geralmente classifica poços com profundidades superiores a 6.000 metros como poços superprofundos. Esses poços servem como ferramentas essenciais para extrair recursos de petróleo e gás em águas profundas e explorar as camadas profundas da Terra.
As condições geológicas complexas, com uma temperatura de formação de mais de 180 graus Celsius e uma pressão máxima no fundo do poço de 56 megapascal, elevaram o nível de suas operações de perfuração. Além disso, a equipe de construção teve que perfurar através de duas montanhas subterrâneas repletas de fraturas.
Dois megaprojetos — respectivamente, o projeto da primeira fase do Campo de Gás Condensado de Bozhong 19-6 e o projeto da primeira fase do Campo de Petróleo de Bozhong 26-6 — estão atualmente em construção pelo Campo de Petróleo de Bohai. Os dois projetos, uma vez concluídos, devem atender às demandas básicas de energia de uma cidade com 10 milhões de habitantes por um ano inteiro.