Beijing – O presidente chinês, Xi Jinping, estendeu nesta terça-feira congratulações pelo sucesso completo da missão Chang’e-6, que trouxe de volta as primeiras amostras do mundo recolhidas no lado oculto da Lua.
Em nome do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), do Conselho de Estado e da Comissão Militar Central (CMC), Xi, também secretário-geral do Comitê Central do PCCh e presidente da CMC, estendeu calorosas congratulações e sinceras saudações aos quartéis-generais da missão Chang’e-6 e a todos aqueles que participaram da missão em uma mensagem de felicitações.
A cápsula de retorno da sonda Chang’e-6, carregando as amostras da Lua, pousou precisamente na área designada na bandeira de Siziwang, Região Autônoma da Mongólia Interior, no norte da China, às 14h07 (horário de Beijing) desta terça-feira.
Xi destacou que, pela primeira vez na história da humanidade, a Chang’e-6 coletou amostras do lado oculto da Lua e retornou à Terra, marcando outra conquista histórica no esforço da China para se tornar uma potência espacial e de ciência e tecnologia.
Nos últimos 20 anos, todos os envolvidos no projeto de exploração lunar atingiram as alturas de ciência e tecnologia e alcançaram conquistas notáveis que chamaram a atenção mundial, disse Xi.
“As contribuições excelentes que vocês deram serão sempre lembradas pelo país e pelo povo”, disse Xi.