Yinchuan – O presidente chinês, Xi Jinping, enfatizou a conservação ecológica e o desenvolvimento de alta qualidade da bacia do rio Amarelo durante uma viagem de inspeção na Região Autônoma da Etnia Hui de Ningxia, no noroeste da China.
Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e presidente da Comissão Militar Central, chegou a Ningxia na quarta-feira, após concluir sua inspeção na Província de Qinghai.
Situada na bacia do rio Amarelo, Ningxia é cercada por desertos em três lados e enfrenta a difícil tarefa de conservar e restaurar ecossistemas.
Xi pediu a Ningxia que coordene o desenvolvimento de alta qualidade com a proteção ambiental de alto nível, impulsione a reforma e abertura, avance na nova urbanização e revitalização rural e promova a unidade étnica e a prosperidade comum.
A região autônoma tem uma grande população de minorias étnicas. Na tarde de quarta-feira, Xi visitou uma comunidade residencial multiétnica em Yinchuan, a capital regional. Dos mais de 18 mil residentes da comunidade, 38% pertencem a grupos étnicos minoritários como hui, manchu, mongol e tibetano.
(Xinhua/Xie Huanchi)
Xi primeiro visitou o centro de serviço comunitário e uma sala de atividades onde ele observou os moradores praticando corte de papel e dança, e conversou com eles. Ele pediu esforços completos, detalhados e concretos para atender às necessidades e preocupações urgentes dos residentes e prestar serviços de alta qualidade à população.
Xi visitou em seguida a casa do residente Zhao Shoucheng, onde ele conversou com a família de Zhao para conhecer mais sobre assuntos relacionados a emprego, renda, reembolso de seguro médico e educação dos filhos. “Estou preocupado com o bem-estar de todas as famílias de todos os grupos étnicos”, disse Xi, estendendo os melhores votos à família de Zhao.
Na praça comunitária, Xi conversou com os moradores que se reuniram ali para cumprimentá-lo. Xi disse estar feliz em visitar Ningxia novamente e se encontrar com a população local de vários grupos étnicos.
“A nação chinesa é uma grande família”, assinalou Xi, pedindo esforços contínuos para promover um forte senso de comunidade para a nação chinesa e unir forças de todos os setores para avançar na modernização chinesa.
(Xinhua/Xie Huanchi)
Na manhã da quinta-feira, Xi foi informado pelo comitê regional de Ningxia do PCCh e pelo governo regional sobre seu trabalho e reconheceu suas conquistas.
Observando que Ningxia possui condições e recursos geográficos únicos, Xi disse que a região deve seguir um caminho de desenvolvimento distinto e diferenciado.
Ningxia deve desenvolver indústrias químicas modernas de carvão e de novos materiais, indústrias de energia limpa, incluindo a energia eólica, fotovoltaica e de hidrogênio, bem como suas indústrias especializadas de vinho e bagas de goji, disse Xi.
Ele pediu mais esforços para integrar a inovação científica e tecnológica e a inovação industrial, e desenvolver novas forças produtivas de qualidade à luz das condições locais.
Ningxia deve continuar a aprofundar a reforma do capital e das empresas estatais, facilitar o crescimento do setor privado e melhorar o ambiente de negócios, disse Xi.
Xi pediu à região que participe ativamente da cooperação do Cinturão e Rota e da construção do Novo Corredor Internacional de Comércio Terrestre-Marítimo, e melhore a cooperação comercial e econômica com os países árabes.
Ningxia deve adotar o sistema de gestão mais rigoroso possível dos recursos hídricos e esforçar-se para proteger o ecossistema nas áreas das curvas sinuosas do rio Amarelo, sublinhou Xi.
O rio Amarelo, o segundo mais longo da China, é considerado o “rio-mãe” do país. Origina-se do Planalto Qinghai-Xizang e atravessa o Planalto de Loess, fluindo cerca de 5.464 km através de Ningxia e outras oito regiões provinciais.
Xi exigiu esforços conjuntos para alcançar a prosperidade comum para as pessoas de todos os grupos étnicos e medidas sólidas para garantir oportunidades de emprego para os graduados universitários, trabalhadores migrantes e veteranos.
Ele enfatizou o avanço do desenvolvimento integrado das áreas urbanas e rurais e o avanço da revitalização rural em todos os aspectos.
Xi também sublinhou governar os assuntos étnicos de acordo com a lei e construir uma sociedade etnicamente integrada.