Tianjin – A China abriga no momento mais de 4.500 empresas de inteligência artificial (IA), refletindo os esforços do país para abraçar o boom da IA, de acordo com números oficiais divulgados em um evento do setor na quinta-feira.
Os dados foram divulgados por Shan Zhongde, vice-ministro da Indústria e Informatização, na Exposição Mundial de Inteligência 2024, no Município de Tianjin, norte da China.
Shan disse que a China construiu 421 fábricas de demonstração a nível nacional com fabricação inteligente e mais de 10 mil oficinas digitais e fábricas inteligentes a nível provincial.
De robôs humanoides a veículos autônomos, as autoridades e especialistas na exposição destacaram que a tecnologia de IA está remodelando rapidamente a vida humana.
Tecnologias como interfaces cérebro-computador e robôs humanoides terão impactos práticos em setores como manufatura, transporte, educação e saúde, disse Wu Zhaohui, vice-presidente da Academia Chinesa de Ciências.
“A tecnologia de IA também pode injetar poder transformador no crescimento econômico regional e remodelar o cenário da concorrência global”, acrescentou Wu.
O principal setor de IA da China atingiu uma escala de mais de 578 bilhões de yuans (US$ 81 bilhões) em 2023, um aumento anual de 13,9%, segundo dados oficiais.
O relatório de trabalho do governo deste ano revelou uma iniciativa AI Plus, um movimento estratégico projetado para impulsionar a expansão da economia digital e liderar a transformação e a modernização dos setores de manufatura.
A Exposição Mundial de Inteligência 2024, que vai até 23 de junho, foi co-organizada pelo Município de Tianjin e pelo Município de Chongqing, no sudoeste da China, fundindo o antigo Congresso Mundial de Inteligência em Tianjin e a Smart China Expo em Chongqing.
Com uma área de exposição de 100 mil metros quadrados, o evento apresenta várias áreas de exposição temática que abrangem IA, veículos conectados inteligentes, manufatura inteligente e robótica.
Os dois municípios se alternarão na realização da Exposição Mundial de Inteligência no futuro.