Luxemburgo – As instituições financeiras de Luxemburgo são bem-vindas para realizarem negócios na China, disse o vice-primeiro-ministro chinês em visita, Ding Xuexiang, na quinta-feira, durante uma reunião com o vice-primeiro-ministro do país, Xavier Bettel.
Ding, que também é membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, disse que a China valoriza o status de Luxemburgo como um centro financeiro internacional e suas vantagens geográficas exclusivas, e apoia que mais empresas chinesas escolham Luxemburgo como um centro de trânsito de investimentos e um centro de alocação financeira.
As relações entre a China e Luxemburgo estão se desenvolvendo bem, disse Ding, pedindo aos dois lados que fortaleçam sua amizade tradicional, aprofundem a cooperação prática e promovam o avanço contínuo dos laços bilaterais para novos níveis.
Ding observou que a China está disposta a trabalhar com Luxemburgo para impulsionar a cooperação em setores vantajosos, como o aço e a carga aérea, acelerar o desenvolvimento de novas áreas de cooperação nos campos da economia verde, aeroespacial e de alta tecnologia, e alcançar uma cooperação ganha-ganha de nível mais alto e mais ampla.
Ao classificar a China como um parceiro importante para Luxemburgo, Bettel disse que os dois países alcançaram resultados frutíferos na cooperação nos campos financeiro, comercial e econômico.
Luxemburgo aprecia muito o compromisso firme e a implementação da China do Acordo de Paris sobre mudanças climáticas, e está pronto para aprofundar a cooperação com a China no setor de veículos elétricos para promover conjuntamente a transformação verde e de baixo carbono, disse ele.
Bettel acrescentou que Luxemburgo defende uma abordagem pragmática para a cooperação com a China e se opõe à imposição de tarifas adicionais e guerras comerciais. A Europa e a China devem se engajar em diálogos para superar suas diferenças e alcançar benefícios mútuos e resultados vantajosos para todos.