Kuala Lumpur – O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, chegou na terça-feira a Kuala Lumpur para uma visita oficial à Malásia, a terceira e última etapa de sua viagem de oito dias que o levou à Nova Zelândia e à Austrália.
Li disse na chegada que, desde o estabelecimento de laços diplomáticos, há 50 anos, as relações China-Malásia mantêm um desenvolvimento sólido, pois a confiança mútua estratégica foi continuamente consolidada, os intercâmbios culturais e interpessoais tornaram-se cada vez mais estreitos e a cooperação de alta qualidade do Cinturão e Rota produziu resultados frutíferos, que trouxeram benefícios tangíveis para os dois povos e contribuíram para a paz e o desenvolvimento regionais.
Li observou que, no ano passado, o presidente chinês, Xi Jinping, e o primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, chegaram a um importante consenso sobre a construção conjunta de uma comunidade China-Malásia com um futuro compartilhado, abrindo um novo capítulo nas relações China-Malásia.
A China está disposta a trabalhar de mãos dadas com a Malásia, tomando o 50º aniversário do estabelecimento de laços diplomáticos bilaterais como um novo ponto de partida para fortalecer ainda mais o alinhamento das estratégias de desenvolvimento, aprofundar a cooperação mutuamente benéfica, melhorar o intercâmbio civilizacional e o aprendizado mútuo e impulsionar continuamente a construção da comunidade China-Malásia com um futuro compartilhado, de modo a dar maiores contribuições para a paz, a estabilidade, o desenvolvimento e a prosperidade na região e no mundo, disse Li.
Li chegou a Kuala Lumpur depois de concluir uma visita oficial à Austrália e realizar a nona Reunião Anual de Líderes China-Austrália com o primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese.
Durante sua estadia na Malásia, Li terá conversas com o rei da Malásia, Sultan Ibrahim Sultan Iskandar, e com o primeiro-ministro Anwar, e participará de um evento comemorativo do 50º aniversário.