Beijing – A China intensificou as iniciativas para transformar o Município de Shanghai em um “forte centro financeiro internacional”, como parte dos esforços para aumentar a força financeira e promover a abertura de alto nível.
O departamento de pesquisa do Banco Popular da China (PBOC), o banco central, revelou uma série de medidas para melhorar a competitividade e a influência de Shanghai em um comunicado divulgado nesta terça-feira.
O banco central formulará planos de ação para que Shanghai facilite os serviços financeiros internacionais e aumente o apoio financeiro à economia da sede, segundo o comunicado.
A cidade é incentivada a se tornar um centro financeiro verde, com esforços para promover o renminbi como uma moeda de precificação para a energia verde. Sua comunicação com outras organizações e centros financeiros internacionais será fortalecida para otimizar o ambiente de negócios e atrair mais instituições estrangeiras e capital de longo prazo.
As novas medidas foram adotadas no momento em que a China se transformou em uma potência financeira para buscar o desenvolvimento de alta qualidade do setor financeiro.
A conferência central de trabalho financeiro, realizada em outubro do ano passado, pediu a aceleração da construção de uma nação com um setor financeiro forte. A meta foi detalhada em uma reunião importante com a participação de altos funcionários em janeiro deste ano, com uma série de elementos centrais, incluindo centros financeiros internacionais fortes.
A declaração do PBOC enfatizou a necessidade de centros financeiros internacionais para uma nação que pretende desenvolver um setor financeiro forte.
“O processo de promover a construção de Shanghai como um centro financeiro internacional é o processo dos esforços contínuos do país para expandir a abertura”, disse a declaração.
Como uma das cidades mais internacionalizadas da China, Shanghai desempenha um papel crucial na abertura financeira do país.
A cidade conta com uma gama diversificada de mercados financeiros, incluindo ações, títulos e moedas, e oferece uma ampla gama de serviços, desde custódia até liquidação e compensação.
Até o fim de 2023, havia 548 instituições financiadas por estrangeiros operando em Shanghai, representando mais de 30% do total das instituições financeiras do país, e cerca de 500 mil pessoas estavam empregadas no setor financeiro.
Como um importante centro para a internacionalização do renminbi, os recebimentos e pagamentos internacionais em renminbi de Shanghai chegaram a 23 trilhões de yuans (US$ 3,23 trilhões) no ano passado, representando quase 44% do total do país.
Atualmente, o renminbi surgiu como a quarta moeda mais ativa em pagamentos globais, a terceira em financiamento comercial e a quinta em transações.
O banco central melhorará a conectividade dos mercados financeiros no país e no exterior, fortalecerá a governança padrão internacional e a cooperação em infraestrutura financeira e melhorará a construção legal e institucional da infraestrutura financeira, de acordo com a declaração.
Serão feitos esforços para estabelecer um sistema de regulamentação financeira compatível com o nível de abertura financeira, com maior digitalização da regulamentação e monitoramento contínuo dos fluxos de capital transfronteiriços em áreas, setores e empresas importantes, acrescentou o comunicado.