Beijing – O Ministério do Comércio (MOC) pretende melhorar as regras de investimento estrangeiro, aliviando ainda mais as restrições ao investimento estratégico dos investidores estrangeiros em empresas cotadas.
O MOC disse em um comunicado nesta terça-feira que, a fim de relaxar ainda mais as restrições ao investimento estratégico dos investidores estrangeiros em empresas cotadas e inovar os métodos regulatórios, a pasta revisará as medidas administrativas em conformidade.
O movimento faz parte do plano do ministério para 2024 de ajustar uma série de regras e medidas administrativas. Entre elas, o estabelecimento de medidas administrativas para a circulação de petróleo refinado, a revisão de medidas administrativas para o funcionamento de empresas de catering e o estabelecimento de medidas administrativas destinadas a promover o desenvolvimento de alta qualidade dos projetos estrangeiros contratados pela China, segundo o MOC.
De acordo com o relatório de trabalho do governo de 2024, a China busca fortalecer os serviços para investidores estrangeiros e torná-la um destino favorito para o investimento estrangeiro.
O país também expandirá o Catálogo de Indústrias Incentivadas para Investimento Estrangeiro e incentivará empresas financiadas por estrangeiros na China a reinvestir no país, prometendo tratamento nacional para empresas financiadas por estrangeiros, segundo o relatório de trabalho do governo.
Dados do MOC mostraram que, no primeiro trimestre deste ano, o número de empresas recém-estabelecidas por investimentos estrangeiros na China atingiu 12.000, um aumento de 20,7% ano a ano. No mesmo período, o investimento estrangeiro direto permaneceu em patamar elevado, em 301,67 bilhões de yuans (US$ 42,39 bilhões).