Beijing – O presidente chinês, Xi Jinping, enviou uma mensagem congratulatória à associação de ex-alunos da Academia Militar de Huangpu pelo centenário da academia e pelo 40º aniversário da associação de ex-alunos.
Em nome do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), Xi, também secretário-geral do Comitê Central do PCCh e presidente da Comissão Militar Central, estendeu calorosas felicitações à associação dos ex-alunos da academia e sinceras saudações aos ex-alunos e seus parentes no país e no exterior.
A Academia Militar de Huangpu (Whampoa), nascida da primeira cooperação entre o Kuomintang Chinês (KMT) e o PCCh, foi a primeira academia a formar oficiais militares para a revolução chinesa, disse Xi na carta.
A associação de ex-alunos da academia, uma organização patriótica de massas liderada pelo PCCh que conecta os ex-alunos da academia e seus parentes no país e no exterior, tem servido ao desenvolvimento geral do Partido e do país e desempenhado uma parte positiva na expansão do intercâmbio e da cooperação através do Estreito de Taiwan, na oposição ao separatismo que busca a “independência de Taiwan” e na promoção da reunificação nacional, disse Xi.
Ele pediu a associação de ex-alunos que continue a tradição patriótica e revolucionária da Academia Militar de Huangpu, se oponha firmemente ao separatismo que busca a “independência de Taiwan” e promova a reunificação nacional, e reúna sabedoria e força para realizar o sonho chinês.
Ele expressou a esperança de que os ex-alunos e seus parentes no país e no exterior participem ativamente na modernização chinesa e contribuam para a construção de um país forte e para a realização da revitalização nacional.
A academia foi fundada em Guangzhou, no sul da China, em junho de 1924.
Um simpósio comemorativo do centenário da Academia Militar de Huangpu e do 40º aniversário da sua associação de ex-alunos foi realizado em Beijing nesta segunda-feira. A mensagem de Xi foi lida no evento.
Wang Huning, membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCCh e presidente do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, participou do simpósio e fez um discurso.
Wang saudou a história e as tradições patrióticas e revolucionárias dos ex-alunos de Huangpu e de suas famílias, tanto na China como no exterior, dizendo que eles são uma força importante no avanço da reunificação e da revitalização nacional.
Wang pediu ao grupo que seja firme no avanço da grande causa da reunificação nacional, ativo no envolvimento de intercâmbio e cooperação através do Estreito e vigoroso no incentivo ao intercâmbio entre os jovens de ambos os lados do Estreito.
Ele também pediu que o grupo seja resoluto na oposição ao separatismo da “independência de Taiwan” e à interferência externa, e que ajude a manter a paz e a estabilidade no Estreito.