Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China faz progressos notáveis na conservação e uso intensivo de recursos hídricos, diz ministério

(240614) -- BEIJING, June 14, 2024 (Xinhua) -- An aerial drone photo taken on March 30, 2024 shows the view of the Yangtze River in the Ma'anshan section of China's Anhui Province. In recent years, provinces in China's central region have been making great efforts in the protection of water resources, so as to strengthen the shields for ecological security and protect biodiversity along the Yangtze River. (Photo by Chen Liang/Xinhua)

Beijing – A China testemunhou progressos notáveis na gestão da água na última década, registrando grandes conquistas na conservação e uso intensivo dos recursos hídricos e melhorias na prevenção de enchentes e secas, informou o Ministério de Recursos Hídricos nesta terça-feira.

   O uso total de água na China foi mantido abaixo de 610 bilhões de metros cúbicos na última década, enquanto o consumo de água por 10 mil yuans (US$ 1.405) de PIB e o consumo de água por 10 mil yuans de valor agregado industrial caíram 41,7% e 55,1%, respectivamente, disse Chen Min, vice-ministro de Recursos Hídricos, em uma coletiva de imprensa.

   Na última década, a capacidade de abastecimento de água dos projetos de conservação de água recém-adicionados chegou a cerca de 200 bilhões de metros cúbicos, três vezes mais do que na década anterior, disse Chen.

   A área de terras agrícolas irrigadas recém-adicionadas atingiu cerca de 87 milhões de mu (5,8 milhões de hectares) na última década, e a área efetiva de terras agrícolas irrigadas em todo o país atingiu 1,055 bilhão de mu, disse Chen.

   Chen também observou que as capacidades de controle de enchentes e resistência à seca da China melhoraram como um todo, graças ao fortalecimento das medidas de alerta precoce e à melhoria dos projetos de controle de enchentes.

   Enquanto isso, a China fez progressos para garantir a segurança da água para os residentes rurais na última década, aumentando o acesso à água da torneira nas áreas rurais do país para 90%.

   Olhando para o futuro, Chen disse que a China continuará a se engajar em uma gestão de água de alta qualidade para garantir a segurança da água para a construção de um país forte e a grande causa da revitalização nacional em todas as frentes por meio de um caminho chinês à modernização.

Sair da versão mobile