Beijing – A China testemunhou progressos notáveis na gestão da água na última década, registrando grandes conquistas na conservação e uso intensivo dos recursos hídricos e melhorias na prevenção de enchentes e secas, informou o Ministério de Recursos Hídricos nesta terça-feira.
O uso total de água na China foi mantido abaixo de 610 bilhões de metros cúbicos na última década, enquanto o consumo de água por 10 mil yuans (US$ 1.405) de PIB e o consumo de água por 10 mil yuans de valor agregado industrial caíram 41,7% e 55,1%, respectivamente, disse Chen Min, vice-ministro de Recursos Hídricos, em uma coletiva de imprensa.
Na última década, a capacidade de abastecimento de água dos projetos de conservação de água recém-adicionados chegou a cerca de 200 bilhões de metros cúbicos, três vezes mais do que na década anterior, disse Chen.
A área de terras agrícolas irrigadas recém-adicionadas atingiu cerca de 87 milhões de mu (5,8 milhões de hectares) na última década, e a área efetiva de terras agrícolas irrigadas em todo o país atingiu 1,055 bilhão de mu, disse Chen.
Chen também observou que as capacidades de controle de enchentes e resistência à seca da China melhoraram como um todo, graças ao fortalecimento das medidas de alerta precoce e à melhoria dos projetos de controle de enchentes.
Enquanto isso, a China fez progressos para garantir a segurança da água para os residentes rurais na última década, aumentando o acesso à água da torneira nas áreas rurais do país para 90%.
Olhando para o futuro, Chen disse que a China continuará a se engajar em uma gestão de água de alta qualidade para garantir a segurança da água para a construção de um país forte e a grande causa da revitalização nacional em todas as frentes por meio de um caminho chinês à modernização.