Canberra – O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, disse nesta segunda-feira que a China está avançando na modernização chinesa em todos os aspectos por meio de desenvolvimento de alta qualidade, e seu megamercado desencadeará continuamente novas demandas e vitalidade de crescimento, o que proporcionará importantes oportunidades de desenvolvimento para a Austrália e o restante do mundo.
Li fez as declarações durante seu encontro com o governador-geral da Austrália, David Hurley.
Ao reunir-se com Hurley, Li primeiro transmitiu cumprimentos cordiais do presidente Xi Jinping a ele.
Com os esforços conjuntos de ambos os lados, as relações China-Austrália voltaram ao caminho certo de desenvolvimento estável e sólido, mostrando um impulso positivo de melhoria contínua, disse Li.
A China está disposta a trabalhar com a Austrália para implementar o importante consenso alcançado pelos líderes de ambos os países, aderindo ao respeito mútuo, à igualdade e à cooperação mutuamente benéfica para consolidar e desenvolver ainda mais o atual momento positivo, tornando a parceria estratégica abrangente China-Austrália mais madura, estável e frutífera, beneficiando melhor as pessoas de ambos os países e contribuindo positivamente para a paz regional e global, estabilidade e prosperidade, disse Li.
Li destacou que as economias da China e da Austrália são altamente complementares, com sua cooperação desfrutando de amplo impulso, enorme potencial e resultados frutíferos. Isso trouxe benefícios tangíveis para as pessoas de ambos os lados.
Li expressou a disposição da China de trabalhar em conjunto com a Austrália para estabelecer a cooperação de ganho mútuo como a tendência dominante das relações bilaterais.
Por sua vez, Hurley pediu a Li que transmita suas sinceras saudações ao presidente Xi.
Austrália e China se envolveram em ampla cooperação, e seus laços bilaterais estão repletos de vitalidade, disse Hurley.
Ele disse que a Austrália está pronta para trabalhar com a China para impulsionar o diálogo e a cooperação em áreas como economia e comércio, bem como intercâmbios interpessoais e culturais, salvaguardar conjuntamente a paz e a estabilidade na região e no mundo e impulsionar o desenvolvimento estável e sólido da parceria estratégica abrangente Austrália-China.