Beijing – Um porta-voz do Ministério da Defesa Nacional da China instou nesta sexta-feira os Estados Unidos a retificarem a sua percepção estratégica sobre a China e a avançarem nas relações entre os dois países e os dois exércitos rumo ao caminho correto.
O porta-voz Zhang Xiaogang fez as declarações ao responder a uma pergunta da mídia sobre um potencial aumento de US$ 18 bilhões no orçamento de defesa dos EUA para o ano fiscal de 2025 para combater a China e outros adversários próximos.
O porta-voz disse que fabricar inimigos imaginários e provocar o confronto em bloco são velhos truques dos Estados Unidos, revelando sua mentalidade enraizada de Guerra Fria e mentalidade hegemônica.
Zhang disse que a China adere a um caminho de desenvolvimento pacífico e a uma política de defesa de natureza defensiva. O desenvolvimento da China não é dirigido a nenhuma parte, nem representa uma ameaça para qualquer parte.
As forças armadas chineses realizaram extensos intercâmbios e cooperação com as forças armadas de mais de 150 países e sempre foram uma força firme na defesa da paz mundial, disse Zhang.