Teerã – A rodada final da competição de proficiência linguística “Ponte Chinesa” para estudantes universitários iranianos foi realizada na capital do Irã, Teerã, na segunda-feira, com dois estudantes recebendo prêmios pelo primeiro e pelo segundo lugares.
Dezesseis estudantes universitários do Irã competiram na rodada final realizada na Universidade Allameh Tabataba’i (UAT) em Teerã e participaram de um concurso de discursos, seguido de uma apresentação de talentos com opções de esquetes, canto e desenho até trava-línguas.
O primeiro prêmio foi para Mahtab Montazeri Hedesh, estudante do último ano da Universidade de Teerã, e o segundo prêmio para Fatemeh Baratian, estudante do segundo ano da mesma universidade. A competição foi encerrada com uma cerimônia de premiação.
O embaixador chinês no Irã, Cong Peiwu, o presidente da AUT, Abdollah Motamedi, e alguns professores e estudantes participaram do evento.
No seu discurso, Cong elogiou os participantes da competição pela proficiência linguística, talento e interesse pelo chinês.
Ele disse que a competição “Ponte Chinesa” evoluiu de um concurso de idiomas para um evento “muito conhecido” de intercâmbio cultural e fortaleceu a amizade entre a China e outros países, atribuindo o sucesso da competição ao “apoio animado e presença ativa” de todos.
Ele disse aos estudantes de línguas para aproveitarem a “vasta e profunda história e cultura” da China através da língua chinesa.
Falando à Xinhua à margem da cerimônia, a vencedora do segundo prêmio, Baratian, disse que “trabalharão mais para aprender a língua chinesa e farão contribuições para o desenvolvimento de várias áreas das culturas chinesa e iraniana”.