Xi’an – Um demonstrador do sistema de transporte aéreo não tripulado comercial chinês HH-100 completou nesta quarta-feira seu primeiro voo com sucesso, anunciou a Aviation Industry Corporation of China (AVIC).
O demonstrador HH-100 realizou seu primeiro voo em um aeroporto de aviação geral em Xi’an, Província de Shaanxi, noroeste da China, informou a AVIC, principal fabricante de aeronaves do país.
O HH-100 foi desenvolvido de forma independente pela AVIC XAC Commercial Aircraft Co., Ltd., em Xi’an, uma subsidiária da AVIC na Província de Shaanxi. Ele possui duas partes principais, nomeadamente um veículo aéreo não tripulado e uma estação de comando e controle baseada em terra.
Durante o voo, o demonstrador apresentou um desempenho estável e completou todos os requisitos de voo de teste, com seus sistemas relevantes funcionando bem, informou a AVIC.
Segundo a AIVC, o HH-100 apresenta múltiplas vantagens, como baixo custo e alta carga útil. Ele tem um peso máximo de decolagem projetado de 2 mil kg, capacidade de carga útil de 700 kg e autonomia de 520 quilômetros com peso total.