Berlim – A 17ª edição do concurso de proficiência linguística “Ponte Chinesa” para estudantes do ensino médio e a 4ª apresentação “Ponte Chinesa” para estudantes do ensino primário na Alemanha foram realizados no sábado na cidade de Hamburgo.
Cerca de 100 especialistas e acadêmicos, professores chineses, estudantes da língua chinesa e entusiastas da cultura chinesa participaram do evento.
A competição para estudantes do ensino médio tem três partes: um discurso de abertura, um segmento de perguntas e respostas sobre conhecimento chinês e uma apresentação de talentos.
Os concorrentes dividiram o amor pela China com histórias pessoais, refletiram sobre os benefícios e conhecimentos adquiridos ao aprender chinês e falaram sobre o tema “Sonho Chinês, Viva à sua Juventude”. As apresentações incluíram canto, pintura a tinta, dança chinesa, música instrumental e outras exibições artísticas.
A exibição chinesa para estudantes do ensino primário contou com apresentações e performances de talentos.
A “Ponte Chinesa” é uma plataforma para estudantes chineses de todo o mundo mostrarem proficiências, trocarem experiências de aprendizagem e testarem habilidades, que virou um símbolo proeminente da cultura chinesa desde sua criação em 2002, disse Guo Jinqiu, conselheiro da Embaixada da China em Berlim.
Corinna Nienstedt, chefe do gabinete estatal de Hamburgo, disse que a China e a Alemanha precisam aumentar o entendimento mútuo e que o idioma é a melhor forma de fazer isso.
“Hamburgo abriga mais de 500 empresas financiadas pela China e tem uma rica tradição de aprender chinês”, disse ela. “No futuro, Hamburgo pretende desenvolver ainda mais as ‘capacidades chinesas’ e incentivar os estudantes a aprender chinês o mais cedo possível”.