Urumqi – A Região Autônoma Uigur de Xinjiang, no noroeste da China, teve um boom no turismo durante o Festival do Barco do Dragão deste ano, um feriado tradicional no país.
Durante o feriado de três dias que terminou na segunda-feira, Xinjiang recebeu aproximadamente 5,69 milhões de turistas e arrecadou quase 5,8 bilhões de yuans (US$ 815 milhões) em receita de turismo, aumentos anuais de 11,3% e 25,88%, respectivamente, de acordo com dados do departamento regional de cultura e turismo.
A região autônoma é particularmente popular para viagens rodoviárias, viagens de estudo e visitantes interessados em explorar seu rico patrimônio cultural intangível, disse o departamento.
Notavelmente, a série dramática da televisão chinesa “To the Wonder” transformou a sub-região de Altay, em Xinjiang, em um destino turístico muito procurado durante o feriado, atraindo 872.300 turistas.
O Festival do Barco do Dragão, também conhecido como Festival Duanwu, é comemorado no quinto dia do quinto mês do calendário lunar chinês, que caiu na segunda-feira este ano.
Cobrindo aproximadamente um sexto da área terrestre da China, Xinjiang possui paisagens naturais diversas e exclusivas, além de ricos recursos turísticos históricos e culturais.
Em 2023, Xinjiang recebeu um recorde de 265 milhões de visitantes, um crescimento anual de 117%. Sua receita de turismo totalizou 296,7 bilhões de yuans, um aumento de 227%.