Rangum – Com o início do ano letivo de 2024-25 em Mianmar, em 3 de junho, a Fundação Chinesa para o Desenvolvimento Rural (CFRD, na sigla em inglês) está oferecendo refeições gratuitas para estudantes do ensino primário em 10 escolas do município de Hlaingtharya, na região de Rangum.
Estudantes e pais agradeceram aos doadores pelo programa de refeições gratuitas, destacando o impacto positivo na sua vida cotidiana e na educação.
Thoon Wati Htet, estudante da terceira série da Escola Primária de Educação Básica (42) no município de Hlaingtharya, almoçou na quinta-feira uma refeição fornecida pela CFRD. “Hoje almoçamos frango ao curry. Gosto de frango e de porco. Estou feliz e grata aos doadores. Quando crescer, quero ser professora”, disse ela alegremente enquanto saboreava a refeição.
Khant Hmu Ko Ko, 10 anos, outro estudante da terceira série na mesma escola, também compartilhou na quinta-feira: “Estou grato às pessoas que doaram os alimentos. Essas refeições são ótimas para nós, que enfrentamos alguns desafios. E são deliciosas”.
Ko Shwe War Tun, gerente de projeto do Programa Crianças Sorridentes da CFRD, o programa de refeições gratuitas para os estudantes, disse que eles oferecem almoço grátis a mais de 5.000 estudantes do ensino primário de 10 escolas de educação básica em Rangum durante todo o ano letivo.
“O objetivo do programa é proporcionar boa nutrição aos estudantes, criar oportunidades de emprego e melhorar a capacidade de aprendizagem deles”, disse ele.
“Trabalhamos em cooperação com os respectivos gabinetes de educação municipais. Oferecemos pequenos almoços com lanches tradicionais e almoços com uma opção de curry e um vegetal”, acrescentou ele.
O programa abrangerá todos os estudantes do ensino primário de 10 escolas no município de Hlaingtharya e está previsto para continuar pelos próximos três anos letivos, disse ele.
Não só os estudantes, mas também seus pais estão felizes e gratos aos doadores do programa de nutrição estudantil.
“Estou muito feliz. Às vezes, não fazemos refeições regulares e precisamos pular algumas. Agora, não preciso preparar lancheira para minha filha. Desejo felicidades e saúde aos doadores. Minha filha é a caçula de cinco filhos”, disse Daw Nwe Nwe Win, 49 anos, mãe de uma estudante da segunda série da escola.
Outro pai, Khin Thida Hlaing, disse à Xinhua que este é um momento difícil para eles por causa do aumento dos preços das commodities. “Agradeço aos doadores e desejo prosperidade e mais doações. Tenho dois filhos. Alguns pais estão com dificuldade para preparar as lancheiras”.
Daw Khin Htay Yee, 70 anos, avó de um estudante da quinta série, disse: ‘Estou muito feliz. Meu neto está na quinta série. Principalmente para famílias sem pai ou mãe, é difícil preparar o almoço para eles. Desejo aos doadores sucesso e muita saúde”.
A diretora da escola, com 600 estudantes, também agradeceu aos doadores pelas refeições gratuitas para os estudantes. “Por causa do programa de merenda gratuita, a frequência escolar e as taxas de aprendizagem melhoraram muito”, disse ela.
“Agora, os estudantes podem aprender sem se preocuparem com as refeições. Estou muito feliz por eles, que são as estrelas brilhantes do futuro da nossa nação”, acrescentou ela.