Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Sistema de pensões privadas da China atrai mais de 60 milhões de pessoas, diz ministério

(210324) -- TANGSHAN, March 24, 2021 (Xinhua) -- An elderly woman enjoys leisure time with a nursing worker at the Tangshan Anxin Medical Pension Manor in Guye District of Tangshan City in north China's Hebei Province, March 24, 2021. Guye District in recent years has been exploring a supporting model for the aged that combines medical treatment and endowment to provide the elderly with sustainable and targeted services. Up till now in Guye District, over 20 such nursing institutions have been established, and the elderly care service system inside communities and households has also been gradually improved. (Xinhua/Mu Yu)

Beijing – Mais de 60 milhões de pessoas abriram contas de pensões privadas desde a introdução do sistema de pensões privadas da China no final de 2022, segundo dados do Ministério dos Recursos Humanos e da Seguridade Social.

   Em novembro de 2022, o sistema de pensões apoiado pelo governo, voluntário e orientado para o mercado foi aberto a cidadãos qualificados em 36 cidades e regiões piloto, incluindo Beijing, Shanghai, Guangzhou, Xi’an e Chengdu.

   O mecanismo permite que os cidadãos chineses contribuam com até 12 mil yuans (US$ 1.687) por ano para contas de pensões individuais para comprar determinados produtos financeiros para idosos.

   Atualmente, existem 762 produtos especiais para o sistema de pensões privadas. Entre eles, 465 são produtos de poupança, 192 são produtos de fundos, 82 são produtos de seguros e 23 são produtos de gerenciamento de ativos.

   Os dados também revelaram que os grupos de renda média e alta com idade entre 31 e 40 anos demonstraram o maior interesse em abrir essas contas de pensões e adquirir produtos relevantes para se preparar para a aposentadoria com antecedência e aproveitar os incentivos fiscais.

   A China tem um mecanismo de seguro para idosos de três pilares, que abrange o seguro básico nacional para idosos, as anuidades empresariais e ocupacionais, os produtos financeiros comerciais para idosos e o sistema de pensões privadas.

   Na próxima etapa, serão feitos esforços para promover ainda mais a cobertura do sistema de pensões privadas, informou a pasta.

Sair da versão mobile