Beijing – Mais de 60 milhões de pessoas abriram contas de pensões privadas desde a introdução do sistema de pensões privadas da China no final de 2022, segundo dados do Ministério dos Recursos Humanos e da Seguridade Social.
Em novembro de 2022, o sistema de pensões apoiado pelo governo, voluntário e orientado para o mercado foi aberto a cidadãos qualificados em 36 cidades e regiões piloto, incluindo Beijing, Shanghai, Guangzhou, Xi’an e Chengdu.
O mecanismo permite que os cidadãos chineses contribuam com até 12 mil yuans (US$ 1.687) por ano para contas de pensões individuais para comprar determinados produtos financeiros para idosos.
Atualmente, existem 762 produtos especiais para o sistema de pensões privadas. Entre eles, 465 são produtos de poupança, 192 são produtos de fundos, 82 são produtos de seguros e 23 são produtos de gerenciamento de ativos.
Os dados também revelaram que os grupos de renda média e alta com idade entre 31 e 40 anos demonstraram o maior interesse em abrir essas contas de pensões e adquirir produtos relevantes para se preparar para a aposentadoria com antecedência e aproveitar os incentivos fiscais.
A China tem um mecanismo de seguro para idosos de três pilares, que abrange o seguro básico nacional para idosos, as anuidades empresariais e ocupacionais, os produtos financeiros comerciais para idosos e o sistema de pensões privadas.
Na próxima etapa, serão feitos esforços para promover ainda mais a cobertura do sistema de pensões privadas, informou a pasta.