Belgrado – Um novo trem de alta velocidade construído pela China foi inaugurado em Belgrado na sexta-feira, durante cerimônia com a presença do presidente sérvio, Aleksandar Vucic.
Vucic anunciou na cerimônia na estação ferroviária de Zemun que a Sérvia encomendou cinco trens da China Railway Rolling Stock Corporation (CRRC), para transporte de passageiros ao longo do trecho sérvio da ferrovia Belgrado-Budapeste, que será concluído em breve.
O presidente destacou que a viagem de 180 km de Belgrado a Subotica, perto da fronteira Sérvia-Hungria, levará apenas uma hora e 10 minutos.
“Agradeço principalmente a China Communications Construction Company (CCCC), que provavelmente é a melhor empresa que já trabalhou pela Sérvia. Essa empresa é um milagre e é incrível como as pessoas trabalham”, disse Vucic.
A ferrovia Belgrado-Budapeste, com 350 km de extensão, está em construção por um consórcio de empresas chinesas, incluindo a CCCC.
Sobre as importações de trens da China, ele explicou: “Conforme contrato, o último chegará em 31 de dezembro de 2025. Faremos testes para a linha Belgrado-Subotica já em setembro, no mais tardar em 1º de dezembro. Se terminarmos a linha até lá, o que pretendemos, vocês viajarão neste trem Belgrado-Subotica”.
Os empreiteiros chineses concluíram até o momento a ferrovia entre as capitais de Belgrado e a segunda maior cidade da Sérvia, Novi Sad, e irão estender a ferrovia até Subotica até dezembro de 2024.
Vucic também mencionou que a ferrovia reconstruída Belgrado-Novi Sad, inaugurada em março de 2022, revitalizou o transporte ferroviário da Sérvia.
“Importamos os melhores e mais bonitos trens. Espero que eles sejam construídos por nós em breve, isso seria muito importante para o crescimento da Sérvia”, disse Vucic. Ele espera que a Sérvia comece em breve, com a ajuda chinesa, a construir trens rápidos no país.
A ferrovia Belgrado-Budapeste é um dos projetos emblemáticos da Iniciativa do Cinturão e Rota da China na Europa, graças à cooperação entre a China, a Hungria e a Sérvia.
O novo trem possui 250 assentos e pode atingir velocidade de até 200 km por hora. Ele tem sistema de diagnóstico inteligente, manutenção, sistemas de venda de passagens, espaço para cadeiras de rodas, banheiros para pessoas com mobilidade reduzida e armazenamento para bicicletas e bagagens grandes.