Lhasa – Pesquisadores multinacionais estão realizando um projeto de perfuração de núcleos desde o início de junho no Nam Co, o lago de água salgada mais alto do mundo na Região Autônoma de Xizang, no sudoeste da China, que fornece dados sobre mudanças climáticas e ambientais no Planalto Qinghai-Xizang no último milhão de anos.
A equipe de expedição científica conjunta é composta por uma equipe de pesquisa de mudanças ambientais e de lagos do Instituto de Pesquisa do Planalto Qinghai-Xizang, subordinado à Academia Chinesa de Ciências, e por cientistas e técnicos de perfuração de países como Alemanha, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos.
Nam Co, situado no planalto Qinghai-Xizang, com uma elevação da superfície do lago de 4.718 metros, é o segundo maior lago da região e uma importante base de pesquisa científica.
A expedição ao lago realizada no Nam Co é um projeto do Programa Internacional de Perfurações Científicas Continentais (ICDP, na sigla em inglês).
A equipe planeja perfurar quase 1.000 metros de núcleo do lago em três pontos do Nam Co. Até agora, é o projeto de perfuração do ICDP de maior altitude em todo o mundo, disse Wang Junbo, um dos líderes da equipe de expedição científica.
“A plataforma de perfuração, o equipamento e os principais técnicos de perfuração são todos da China”, acrescentou Wang.