Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China promove economia marinha e governança marítima global, diz funcionário

(240521) -- FUZHOU, May 21, 2024 (Xinhua) -- An aerial drone photo taken on Jan. 11, 2024 shows a mariculture zone in Xiapu County, southeast China's Fujian Province. Situated by the East China Sea, Fujian Province boasts a sea area of 136,000 square km, a rugged coastline and numerous bays and islands, making it an optimal place for developing mariculture. Over the years, Fujian has concentrated on increasing high-quality marine fishery food supplies, and accelerating the upgrading of mariculture while protecting the marine ecological environment. In 2023, Fujian's mariculture output was nearly 5.8 million tonnes, ranking second in the country. (Xinhua/Jiang Kehong)

Xiamen – A China fez novos progressos no desenvolvimento de sua economia marinha e promoveu a cooperação e parceria na governança marítima internacional, disse uma autoridade neste sábado.

   O país tem feito esforços constantes para melhorar a proteção e o desenvolvimento dos recursos marinhos, disse Sun Shuxian, vice-ministro dos Recursos Naturais e chefe da Administração Estatal dos Assuntos Marítimos, em uma cerimônia em Xiamen, Província de Fujian, no leste da China, para marcar o Dia Mundial dos Oceanos.

   Dados oficiais mostraram que a economia marinha da China respondeu por cerca de 8% de seu PIB durante o período do 14º Plano Quinquenal (2021-2025). Em 2023, o agregado econômico da indústria marinha da China atingiu 9,9 trilhões de yuans (US$ 1,39 trilhão), desempenhando um papel fundamental na estabilização do crescimento econômico.

   No primeiro trimestre deste ano, a movimentação de contêineres para o comércio exterior nos portos da China aumentou 11% ano a ano, devido à recuperação da demanda externa e a uma base relativamente baixa no ano passado, de acordo com dados do Ministério dos Recursos Naturais.

   Para promover o desenvolvimento de uma comunidade marinha com um futuro compartilhado, a China assinou acordos de cooperação com mais de 50 países e organizações internacionais, disse o vice-ministro.

   Olhando para o futuro, a China avançará na construção da Rota da Seda Marítima do Século 21, facilitará a cooperação bilateral e multilateral aprofundada com os países costeiros e participará plenamente da formulação e implementação de mecanismos e regras para a governança marítima internacional, disse Sun.

Sair da versão mobile