Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Viagens de passageiros aéreos da China em 2023 representa mais do dobro de 2022

(240601) -- HONG KONG, June 1, 2024 (Xinhua) -- A C919 jetliner of the China Eastern Airlines arrives at the Hong Kong International Airport in Hong Kong, south China, June 1, 2024. A C919 jetliner of the China Eastern Airlines fleet on Saturday kicked off its first overseas commercial chartered flight, providing a round-trip service between Shanghai and Hong Kong. Flying from the Shanghai Hongqiao International Airport to the Hong Kong International Airport Saturday morning, it carried more than 100 Hong Kong young talents on its return trip on the same day. The Hong Kong young talents are reported to be in Shanghai for internship, visits and exchange activities. (Xinhua/Chen Duo)

Beijing – O setor de aviação civil da China registrou uma recuperação substancial em 2023, com as viagens de passageiros aéreos mais do que o dobrado ante 2022, de acordo com um comunicado estatístico oficial.

   O país relatou cerca de 619,58 milhões de viagens de passageiros aéreos no ano passado, subindo 146,1% em termos anuais, segundo um comunicado divulgado no site da Administração de Aviação Civil da China.

   O volume total de transporte de carga e correio do setor ultrapassou 7,35 milhões de toneladas em 2023, um crescimento anual de 21%.

   Em 2023, a China tinha 5.206 rotas aéreas domésticas regulares, ligando 255 cidades ou regiões do continente. As companhias aéreas internacionais do país ligavam a China a 127 cidades em 57 países, disse o comunicado.

   Até o final de 2023, haviam 259 aeroportos de transporte interno, um aumento de 5 em relação ao final de 2022. Entre eles, 38 aeroportos tinham uma movimentação anual de passageiros de 10 milhões ou mais, observou o relatório.

   As autoridades de aviação civil da China se comprometeram a aumentar a frequência dos voos internacionais de passageiros como meta principal para este ano, com o objetivo de recuperar ainda mais as viagens aéreas internacionais.

   Várias companhias aéreas lançaram recentemente novas rotas internacionais para facilitar a viagem entre a China e outros países. Por exemplo, a Air China inaugurou a rota Beijing-Madrid-São Paulo em 27 de abril, enquanto a China Southern Airlines começou a operar a rota Shenzhen-Cidade do México em 11 de maio. Além disso, a Hainan Airlines está pronta para lançar a rota Shenzhen-Budapeste e a China Southern Airlines também abrirá a rota Guangzhou-Budapeste em breve.

Sair da versão mobile