Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Equipe médica e grupo de caridade chineses trazem alegria às crianças do Zimbábue

Harare – Foi um dia divertido e alegre em uma escola primária em Harare, capital do Zimbábue, enquanto as crianças comemoraram na quarta-feira o Dia Internacional das Crianças com um evento especial organizado pelo 21º grupo da equipe médica chinesa no Zimbábue, em colaboração com a equipe chinesa Loving Mum.

O evento, realizado no Lar Infantil Hossana Love in Africa, no subúrbio norte de Harare, Hatcliffe, trouxe alegria e empolgação aos estudantes, que participaram de várias atividades, incluindo aprender movimentos cativantes de baduanjin, uma forma tradicional de exercício aeróbico chinês.

Os médicos chineses também aproveitaram a oportunidade para mostrar técnicas de primeiros socorros às crianças, que responderam com entusiasmo. “Hoje aprendemos sobre primeiros socorros e artes marciais”, disse Rudo Sauti, 12 anos, estudante da escola. “Gostei muito das artes marciais. Agradeço aos médicos chineses por terem vindo e por nos ensinar primeiros socorros e artes marciais”.

Tan Jianlong, líder da equipe médica chinesa, disse que o evento visa fornecer serviços de saúde à população local e melhorar o diagnóstico clínico e as capacidades de tratamento da equipe médica local.

“Chegamos em uma escola que tem órfãos e estudantes desfavorecidos da comunidade local. Fornecemos principalmente serviços médicos gratuitos e fizemos registros médicos para eles. Para os que estão com problemas de saúde, forneceremos mais serviços médicos e ajudaremos com mais exames”, disse ele.

Li Manjuan, membro da equipe chinesa Loving Mum, uma associação de mães chinesas que fazem caridade no Zimbábue, destacou a importância desses eventos para as comunidades desfavorecidas. “Organizamos o evento porque as pessoas desta comunidade são desfavorecidas e talvez não consigam consultar um médico”, disse ela. Li e outros membros da equipe também doaram itens básicos às crianças em idade escolar.

O Lar Infantil Hossana Love in Africa, onde aconteceu o evento, foi construído em 2016 com o apoio de muitas empresas chinesas que operam no Zimbábue.

Sair da versão mobile