Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Vendedores locais têm benefícios com ferrovia de alta velocidade Jacarta-Bandung

Jacarta – Saindo da estação Tegalluar da ferrovia de alta velocidade Jacarta-Bandung (HSR), conhecida localmente como Whoosh, na cidade indonésia de Bandung, as pessoas encontrarão vários quiosques que vendem lanches, alimentos e bebidas. Agora a área fora da estação está ocupada com vendedores de alimentos.

A situação era muito diferente há alguns meses, precisamente no começo de outubro do ano passado, quando o Whoosh foi lançado e a estação tinha acabado de ser construída. Estava tranquilo e só dava para ver campos de arroz e campos áridos.

Siti Fatimah, 30 anos, uma das proprietárias do quiosque, disse à Xinhua que abriu o quiosque em sua casa de 18 metros quadrados perto da estação quando o trem Whoosh começou a operar. Ela vende salgadinhos e refeições. De manhã, ela costuma ter mingau no cardápio. Antes, ela era dona de casa com uma filha, enquanto o marido trabalhava na construção civil.

“Antes de abrir o quiosque, eu não tinha renda. Agora posso ganhar até mais que meu marido, principalmente durante as férias”, disse ela.

Foto tirada no dia 16 de outubro de 2023 mostra trem de unidades elétricas múltiplas (UEM) de alta velocidade circulando na ferrovia de alta velocidade Jacarta-Bandung em Padalarang, Indonésia. (Xinhua/Xu Qin)

Ao lado do quiosque de Fátima há uma barraca de propriedade de Suprijatna, 43 anos, que vende bebidas, incluindo café e chá. Ele abriu o quiosque em março. Com a operação da estação Tegalluar, Suprijatna viu a oportunidade para vender bebidas e ter renda extra, enquanto ainda trabalhava no arrozal pelo menos dois dias por semana.

“Agora posso ganhar mais para atender às necessidades da minha família. Antes de vender bebidas, só ganhava 500 mil rupias (30,76 dólares americanos) por mês. Agora ganho pelo menos 1 milhão de rupias (61,53 dólares). A estação é uma bênção para moradores locais”, disse ele à Xinhua.

Suprijatna disse que a maioria de seus clientes eram funcionários da construção civil que trabalhavam para a estação, mas recentemente houve mais passageiros do HSR comprando no quiosque antes de continuarem a viagem nos ônibus.

Não apenas fora, também existem dezenas de barracas e quiosques que vendem comidas e bebidas dentro da estação Tegalluar. Os passageiros aproveitam muitas delícias culinárias servidas por micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) locais.

Passageiros posam para fotos com trem de unidade elétrica múltipla (UEM) de alta velocidade da ferrovia de alta velocidade Jacarta-Bandung na plataforma da Estação Halim em Jacarta, Indonésia, no dia 17 de abril de 2024. (Xinhua/Xu Qin)

O trem de alta velocidade Whoosh tem uma velocidade projetada de 350 km por hora, conectando a estação Halim, no leste de Jacarta, à estação Tegalluar, em Bandung. Muitos relatórios afirmam que o trem gerou curiosidade dos usuários de transportes públicos indonésios, pois encurtaria a viagem entre as duas cidades de mais de três horas para cerca de apenas 40 minutos.

Na inauguração do Whoosh no ano passado, o presidente indonésio Joko Widodo expressou otimismo de que o HSR traria muitos benefícios ao povo indonésio. “Proporcionará efeitos multiplicadores, desde novas oportunidades de emprego, especialmente para as comunidades locais, até o crescimento econômico em áreas atravessadas por linhas ferroviárias de alta velocidade”, afirmou ele.

Sendo o primeiro desse tipo na Indonésia e no Sudeste Asiático, o trem de alta velocidade Whoosh registrou um aumento no número de passageiros em todos os momentos de férias.

O PT Kereta Cepat Indonésia-China (KCIC), um consórcio de joint venture entre empresas estatais indonésias e chinesas que constrói e opera o HSR, informou que o trem transportou 2 milhões de passageiros no início de março.

Passageiros fazem check-in em sala de espera da Estação Halim em Jacarta, Indonésia, no dia 17 de março de 2024. (Xinhua/Xu Qin)

Durante um feriado de fim de semana prolongado na semana passada, o KCIC também registrou um aumento no volume de passageiros, com uma média de 21.000 passageiros por dia ou um aumento de 30% em comparação com dias normais.

“Previmos esse aumento de passageiros durante as férias prolongadas. Por isso, operamos 48 viagens com 28.000 assentos disponíveis por dia”, disse Eva Chairunisa, secretária corporativa do gerente-geral da KCIC, em comunicado.

O governador em exercício de Java Ocidental, Bey Machmudin, disse que os participantes locais de MPMEs lotaram vários quiosques na estação Padalarang, uma parada do HSR antes de Tegalluar, e na estação Tegalluar.

“Os residentes de West Java saúdam o trem Whoosh e ele deve ser usado da melhor forma possível para aumentar a economia da comunidade. Esperamos que as MPMEs também trabalhem com associações de turismo para fornecer pacotes turísticos em Bandung”, disse ele.

Sair da versão mobile