Em um prédio icônico para o transporte ferroviário paulista, foi realizada em Campinas, a cerimônia de assinatura do projeto eixo norte da Ferrovia Intermunicipal de São Paulo.
Com a presença de autoridades e empresários chineses e brasileiros, foi assinado o contrato para a construção do Trem Intercidades, o mais rápido e moderno do Brasil, que deverá entrar em operação em 2031 e contará com investimentos da ordem de R$14 bilhões.
O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, disse que o projeto vai injetar nova vitalidade no desenvolvimento econômico de São Paulo e que a assinatura do projeto é de grande importância para melhorar a capacidade de transporte no estado e facilitar a transição do transporte verde e o desenvolvimento sustentável.
Quando estiver operando, o Trem Intercidades deverá fazer as viagens entre São Paulo e Campinas em cerca de 1 hora, em um trem com capacidade para 860 passageiros sentados, operando em intervalos de até 15 minutos nos horários de pico
Yu Peng, cônsul-geral da República Popular da China em São Paulo disse que espera que a cooperação entre o Grupo CRRC e parceiros brasileiros neste projeto, possa demonstrar a excelente força e qualidade das empresas chinesas e transformar o projeto em um marco de demonstração histórica de cooperação entre o Estado de São Paulo e a China.
Sun Yongcai, presidente da CRRC, disse: “Vamos dispor de nossas vantagens e capacidades técnicas no campo do transporte ferroviário, compartilhar a sabedoria e a experiência acumuladas no desenvolvimento ferroviário da China ao longo dos anos e combinar com o mercado local do Brasil para contribuir com o crescimento econômico e o bem-estar do povo de São Paulo.”
Sun Yongcai – Presidente da CRRC
O trânsito ferroviário é uma forma eficaz de resolver o congestionamento urbano. É também uma forma eficaz de construir cidades inteligentes e cidades verdes. A construção deste projeto não trará apenas comodidade aos cidadãos brasileiros. Também impulsionará o crescimento no transporte de carga. Nós nos esforçaremos para contribuir com produtos chineses, manufatura chinesa e soluções chinesas para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.
Diego Domingues – Chefe de Gabinete da Secretaria Estadual de Parcerias e Investimentos
Eu acho que o projeto tem uma série de benefícios. A gente vai beneficiar 15 milhões de pessoas em 11 cidades da região metropolitana de Campinas, São Paulo e Jundiaí. Ele tem um potencial de geração de 10 mil empregos e a gente está falando de 14 bilhões de reais de investimento.
Então, eu acho que beneficia em diversas frentes, não só essas, como também um trajeto mais curto, em uma hora para sair de Campinas até São Paulo. Gerando menos stress, menos cansaço dos trabalhadores, dos estudantes e das pessoas que vêm, inclusive para turismo, gerando também benefícios de aumento de turismo, com todas essas questões.