Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Atividades de fábricas e serviços na China diminuem em maio

(240521) -- BAOTOU, May 21, 2024 (Xinhua) -- An aerial drone photo taken on May 11, 2024 shows workers working at a wind power equipment manufacturer in Baotou, north China's Inner Mongolia Autonomous Region. Located in north China's Inner Mongolia Autonomous Region and along the Yellow River, Baotou City has a long history and rich cultural resources. At the junction of nomadic civilization and farming civilization, you can taste a mix of culture here. Baogang Group, one of China's earliest steel production bases, has made the city been known as a "steel city on grasslands." As an old industrial city, Baotou is now vigorously developing new industries in the fields of rare earth and new energy such as photovoltaics and wind power in a bid to create a new image of the city. (Xinhua/Lian Zhen)

Beijing – A atividade fabril da China foi moderada em maio a partir de uma base comparativa elevada, enquanto a atividade de serviços permaneceu estável, mostraram dados oficiais divulgados nesta sexta-feira.

   O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor manufatureiro do país ficou em 49,5 em maio, ante 50,4 em abril, segundo os dados divulgados pelo Departamento Nacional de Estatísticas (DNE).

   “A produção econômica agregada da China continua a se expandir, enquanto as atividades de produção e comerciais das empresas mantiveram o ímpeto de recuperação”, disse o estatístico sênior do órgão, Zhao Qinghe.

   Zhao atribuiu a retração no PMI de manufatura de maio a uma base comparativa elevada -resultado da rápida expansão do setor manufatureiro no mês anterior-, e à falta de demanda efetiva.

   O subíndice de produção ficou em 50,8, enquanto o de expectativas de negócios ficou em 54,3, de acordo com a agência.

   Em meio aos esforços do país para apoiar o setor manufatureiro, o setor industrial registrou um impulso de crescimento mais forte em abril de 2024, com uma forte recuperação dos lucros sugerindo uma recuperação sustentada.

   Os lucros das principais empresas industriais do país aumentaram 4% ano a ano em abril, revertendo uma queda de 3,5% registrada no mês anterior, de acordo com o DNE. Em uma inversão semelhante, o crescimento da receita dessas empresas também registrou uma expansão de 3,3% no mês passado, em comparação a uma queda de 1,2% em março.

   Os dados de sexta-feira também mostraram que o PMI do setor não manufatureiro foi de 51,1 em maio, abaixo dos 51,2 de abril e acima da marca de 50 que separa expansão de contração.

Sair da versão mobile