Beijing – O primeiro-ministro chinês Li Qiang se reuniu com Abdul-Hamid Dbeibah, primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores do Governo de Unidade Nacional da Líbia, em Beijing, nesta quarta-feira.
Li observou que a China e a Líbia têm se apoiado e se tratado com sinceridade desde o estabelecimento de laços diplomáticos, há 46 anos.
A China atribui grande importância ao desenvolvimento das relações bilaterais e está disposta a trabalhar com a Líbia para levar adiante a amizade tradicional, aumentar a confiança política mútua, expandir os intercâmbios e a cooperação em vários campos, levar as relações bilaterais a um novo patamar e trazer mais benefícios para os dois povos, disse ele.
Li disse que a China apoia firmemente a Líbia na salvaguarda da soberania nacional, independência e integridade territorial e na busca de um caminho de desenvolvimento adequado às suas próprias condições nacionais.
Os dois países podem explorar ainda mais o potencial de cooperação sob a estrutura da Iniciativa Cinturão e Rota (ICR) e fortalecer a cooperação na construção de infraestrutura, disse ele, acrescentando que a China está disposta a fornecer mais apoio ao desenvolvimento da Líbia.
“Espera-se que a Líbia ofereça um ambiente de negócios justo e não discriminatório para as empresas chinesas”, disse Li.
A China aumentará a solidariedade e a coordenação com a Líbia e com outros países em desenvolvimento, fortalecerá ainda mais a cooperação Sul-Sul e aumentará a representação e a voz dos países em desenvolvimento nos assuntos internacionais, disse ele.
Dbeibah, que está em Beijing para participar da cerimônia de abertura da 10ª reunião ministerial do Fórum de Cooperação China-Estados Árabes, elogiou o importante papel da China no apoio ao processo político e à reconstrução nacional da Líbia.
A Líbia segue o princípio de Uma Só China e está disposta a fortalecer a cooperação com a China em infraestrutura, energia e energia renovável sob a estrutura da ICR, disse Dbeibah.
A Líbia dá as boas-vindas às empresas chinesas para que participem da reconstrução do país e protegerá firmemente os direitos e interesses legítimos das empresas chinesas, disse ele.
Dbeibah acrescentou que a Líbia aprecia o apoio da China à causa justa do povo palestino e está disposta a trabalhar com a China para promover ainda mais a cooperação entre o mundo árabe e a China, assim como entre a África e a China.