Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China publicará plano de gestão da pegada de carbono

(230714) -- TIANJIN, July 14, 2023 (Xinhua) -- This aerial photo taken on July 12, 2023 shows solar panels on the roof of a workshop of the New Tianjin Steel Group in Tianjin, north China. To achieve carbon reduction and improve energy efficiency, Tianjin has pushed forward the comprehensive transformation of its iron and steel industry chain in recent years. Iron and steel producers are encouraged to reform their energy mix, upgrade technology and develop hydrogen-fuelled transportation. The iron and steel enterprises still in operation in Tianjin have all completed the ultra-low emission transformation. As a result, the energy consumption per unit of the increased value of industrial enterprises above designated size is in steady decline. (Xinhua/Zhao Zishuo)

Beijing – O Ministério da Ecologia e do Meio Ambiente da China publicará em breve um plano para construir e implementar um sistema unificado de gestão da pegada de carbono, marcando mais um passo à frente na campanha verde do país.

   A pegada de carbono é a soma das emissões e remoções de gases de efeito estufa por um produto, indivíduo, família, instituição ou empresa. A pegada de carbono de um produto mede as emissões totais de carbono geradas durante todo o ciclo de vida de um produto, desde a produção até o descarte.

   O porta-voz do ministério, Pei Xiaofei, disse em uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira que o plano contém uma série de medidas específicas, incluindo medidas para reunir esforços de várias partes, promover o alinhamento internacional das regras relacionadas, fortalecer o cálculo das pegadas de carbono dos produtos e melhorar a proteção dos direitos de propriedade.

   Também serão feitos esforços para acelerar a pesquisa relacionada aos métodos de contabilidade de carbono para os principais produtos, como eletricidade, carvão e óleo combustível, o que fornecerá uma base sólida para o cálculo das pegadas de carbono do ciclo de vida completo dos produtos downstream, disse Pei.

   Analistas acreditam que a gestão eficaz da pegada de carbono facilitará as metas de redução de carbono da China. O país anunciou que atingirá o pico de emissões de dióxido de carbono até 2030 e alcançará a neutralidade de carbono até 2060.

Sair da versão mobile