Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Baleia resgatada é solta no sul da China

Sanya – Com um mergulho, uma baleia-piloto de barbatana curta voltou para o mar a partir de um navio de pesquisa científica na província insular de Hainan, no sul da China, no domingo, 145 dias depois de ter sido resgatado.

“Esta é a primeira baleia-piloto de barbatana curta resgatada com sucesso na China”, disse Pu Bingmei, secretário-geral da organização sem fins lucrativos BlueRibbon Ocean Conservation Association (BROCA), que informou que o caso pode oferecer uma referência importante para o trabalho de resgate marinho.

A baleia macho Haitang foi encontrada ferida e encalhada na Baía de Haitang, na cidade de Sanya, em 3 de janeiro. Após esforços coordenados, a baleia foi enviada para o centro de conservação de animais de Haichang e recebeu o nome de onde foi resgatada.

Pu lembrei que, no início, Haitang estava tão fraco que corria o risco de se afogar na água. Mais de 100 voluntários do BROCA se revezaram para cuidar dele na lagoa o tempo todo.

Por resposta ao estresse, a baleia uma vez foi atacada voluntariamente. Mas o comportamento não impediu que os voluntários o acompanhassem.

Durante os últimos meses, Haitang cresceu de 3,6 metros de comprimento para 3,7 metros, e sua medição de busto de 1,9 metro para 2 metros. “Agora é capaz de se alimentar e mergulhar normalmente”, disse o veterinário Xiong Chunlin, do centro de conservação.

Em 7 de maio, após investigação e discussão, os especialistas concordaram que a baleia já havia cumprido os requisitos para ser solto na natureza.

Depois de determinar o plano de liberação, o centro de conservação de animais de Haichang fez um tanque de água especial para a baleia, enquanto a BROCA localizava veículos e navios para transporte. Haitang finalmente retornou ao mar depois de vários exercícios.

Para rastrear e monitorar sua condição, os cientistas anexaram um dispositivo em suas costas.

“Tenho certeza de que Haitang pode encontrar seu lar e viver de forma saudável no mar”, disse Pu.

Sair da versão mobile