Guangzhou – Duas seções ferroviárias na Grande Área da Baía Guangdong-Hong Kong-Macau entraram em funcionamento no domingo, marcando a abertura da mais longa rota ferroviária interurbana da região.
A linha, que liga cidades como Huizhou, Dongguan, Guangzhou, Foshan e Zhaoqing de leste a oeste, tem 258 quilômetros de extensão com um total de 39 paradas para trens comuns, mas os trens rápidos só param em 14 delas. A velocidade máxima de um trem é de 200 quilômetros por hora, e o intervalo médio entre os trens é de 26 minutos.
Os passageiros podem comprar bilhetes usando o aplicativo oficial de reserva de bilhetes ferroviários 12306 ou deslizar seus cartões de transporte público.
Zhang Qiao, engenheiro sênior da Guangdong Intercity Railway Operation Co., Ltd., observou que a ferrovia trará conveniência para a população local, que poderá tomá-la como se fosse pegar um metrô.
A China tem, nos últimos anos, reforçado a conectividade da Grande Área da Baía Guangdong-Hong Kong-Macau. De acordo com o Metrô de Guangzhou, espera-se que, até 2035, a escala operacional do transporte ferroviário na Grande Área da Baía atinja 7.500 quilômetros, cobrindo todas as cidades acima do nível do distrito e 80% das vilas com uma população planejada acima de 50 mil.