Chonburi, Tailândia – Os braços robóticos 5G realizaram as operações correspondentes com precisão e os veículos guiados automaticamente se movimentaram além das rotas predefinidas e dos marcadores físicos para navegação. Isso faz parte da linha de montagem da Midea Refrigeration Equipment Tailândia, que proporcionou aos visitantes uma sensação de tecnologia sofisticada de automação, digitalização e inteligência.
Sendo a primeira fábrica 5G no exterior do fabricante chinês de eletrodomésticos Midea Group, a fábrica está localizada na província tailandesa de Chonburi, cobrindo uma área de aproximadamente 208.000 metros quadrados, com capacidade de produção anual e global planejada de mais de 4 milhões de unidades.
A fábrica 5G totalmente conectada foi construída pela chinesa Midea, pela grande provedora chinesa de serviços de telecomunicações China Unicom, pela gigante tecnológica chinesa Huawei e pela operadora móvel tailandesa AIS, estabelece um novo padrão para a fabricação inteligente na Tailândia na vanguarda da inovação.
Asnee Wipatawate, chefe do Departamento de Produtos de Tecnologia de Telecomunicações Empresariais da AIS, disse que a AIS cooperou com as empresas chinesas para construir uma rede 5G dedicada para a Midea, cobrindo uma área de aproximadamente 160 mil metros quadrados, a fim de garantir a interconexão eficiente das linhas de montagem.
“Depois de usar a rede privada 5G, cada fase de produção é perfeitamente conectada e a eficiência operacional foi melhorada em 15% a 20%”, disse Vincent Cai, gerente-geral da Midea Refrigeration Equipment Tailândia.
A rede privada 5G incorpora as características de ampla conectividade e baixa latência, o que resolve a lacuna da interrupção da comunicação através dos métodos de comunicação tradicionais, disse Cai.
Um sistema de inspeção de IA 5G também foi implantado na fábrica, que pode identificar o formato das peças e localizar a posição das mesmas por meio de sensores a laser, reduzindo as taxas de retrabalho em 75%. Assim que a peça não qualificada for encontrada, a linha de montagem emitirá um aviso a tempo, acrescentou Cai.
Nesse projeto, as operadoras foram fundamentais na condução da transformação digital. A preparação da rede 5G da Tailândia se posiciona como pioneira na Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). O objetivo do 5G é fornecer cenários de aplicação para empresas.
A China Unicom combinou sua experiência na construção de fábricas inteligentes na China com os recursos ecológicos da Tailândia para buscar a aplicação do 5G na indústria transformadora na Tailândia, disse Eunice Tse, gerente-geral da China Unicom Operations (Thailand) Limited.
“Através da cooperação com empresas chinesas, aprendemos a aplicação da nova tecnologia 5G. No futuro, faremos isso para ajudar mais empresas tailandesas na sua transformação digital”, disse Asnee.
O governo tailandês propôs a estratégia Tailândia 4.0 nos últimos anos. No processo de promoção da transformação digital do país, as empresas chinesas ajudam a Tailândia a construir um ecossistema digital em cidades inteligentes, transportes, energia, educação e na área comercial.
“Vimos como o 5G teve um papel importante na condução da transformação da indústria. O setor industrial mostrou potencial significativo de desenvolvimento e transformação com a adoção dessa tecnologia”, disse Woragarn Likhitdechasakdi, diretor de tecnologia da Huawei Tailândia.
Woragarn acrescentou que a Huawei continuará comprometida em colaborar com clientes industriais, operadoras e parceiros para impulsionar o desenvolvimento de 5G na Tailândia.