Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Veículos chineses de nova energia têm vantagens competitivas globais, dizem autoridades

Beijing – Os veículos de nova energia (NEVs) da China possuem vantagens competitivas globais, graças a avanços tecnológicos, cadeias industriais bem desenvolvidas e um ecossistema industrial aberto e inovador, segundo autoridades.

   As montadoras chinesas representam quatro dos dez maiores fabricantes de NEVs do mundo, sendo a BYD a maior produtora mundial de NEVs, disse Huo Fupeng, funcionário da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, à Mesa Redonda Econômica da China, uma plataforma de conversação envolvendo todas as mídias organizada pela Agência de Notícias Xinhua.

   Na última década, a China registrou uma taxa de crescimento composta de mais de 70% nas vendas e na produção de NEVs, disse Huo, acrescentando que esse impulso de crescimento se manteve neste ano, com as vendas de NEVs aumentando mais de 30% em relação ao ano anterior no primeiro trimestre.

   Elaborando sobre o setor de NEV, Huo chamou a atenção para os pontos fortes competitivos do país em inovação tecnológica avançada, cadeias de suprimentos e industriais completas e um ecossistema industrial aberto e inovador.

   Ding Weishun, funcionário do Ministério do Comércio, concordou com a análise de Huo, dizendo que a China lidera o mundo em novas tecnologias, como o carregamento de alta tensão e a aplicação de tecnologia de condução autônoma média e avançada.

   O setor de NEV na China tem uma cadeia industrial completa, que vai desde a fabricação de componentes até a produção de veículos completos e do fornecimento de materiais à reciclagem de baterias, disse Huo.

   Ding citou o Delta do Rio Yangtzé como um exemplo de cadeias industriais e de suprimentos bem desenvolvidas, onde os fabricantes de NEVs podem obter todos os componentes necessários em quatro horas de carro.

   Em particular, Huo e Ding destacaram o papel de um ecossistema aberto e competitivo do setor na promoção do crescimento dos fabricantes de carros de nova energia da China.

   A China é o maior mercado de automóveis do mundo e quase todas as multinacionais estabeleceram unidades de fabricação aqui, disse Huo, acrescentando que as condições de concorrência são justas para todos os participantes do setor.

   A concorrência feroz do mercado eliminou entidades inferiores, enquanto empresas e produtos de alta qualidade sobreviveram e prosperaram, disse Ding.

   “As vantagens competitivas do setor de NEV da China são o resultado de anos de esforços e progresso inovador das empresas chinesas, aprimoradas no mercado intensamente competitivo”, disse Ding.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo